Serão realizados de 14 a 17 de setembro, em Brasília, o Encontro Sul-Americano de Culturas Populares (ESACP) e o II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares (SNPPCP).
A fase preparatória para esses dois eventos da maior importância para a valorização das formas de expressão, tradições, celebrações e manifestações culturais inicia-se a partir de 17 de julho, em Salvador, onde haverá a primeira de uma série de oficinas que têm o propósito de reunir informações junto aos agentes da cultura popular brasileira. Saiba mais.
Também serão promovidas oficinas preparatórias em outras capitais e cidades brasileiras. Veja calendário.
A intenção do I ESACP é a integração dos países do continente sul-americano, por meio da valorização da diversidade das culturas populares. A ocasião vai proporciar condições de aprendizagem sobre as formas de expressão e celebrações das manifestações culturais de cada país, tornando possível a consolidação das tradições culturais dos participantes do encontro.
Já o II SNPPCP busca dar continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, por ocasião do I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, quando foram elaboradas proposições para Estado e sociedade, e fará uma reavaliação dos resultados alcançados.
Ambos eventos vão priorizar o debate em torno da cultura popular, para que os dados coletados norteiem ações e políticas públicas que promovam melhores resultados para os entes e agentes culturais.