A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC), divulga o resultado do processo de inscrição ao Concurso Documenta Brasil. Parceria inédita entre o MinC, a Petrobras, a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), o Documenta Brasil recebeu 266 inscrições. Dessas, 13 produções foram impugnadas por não seguirem o regulamento do concurso restando, portanto, 253 concorrentes. Veja a relação das obras.
Dentre os inscritos, 182 projetos de documentário são da região Sudeste: Rio de Janeiro, 99; São Paulo, 71; Minas Gerias, 11; e Espírito Santo, 1. Totalizando 30 inscritos, o Sul figura como a segunda região em número de participantes. Em seguida, o Centro Oeste, com 21 produções; Nordeste, com 17; e o Norte, com três projetos inscritos.
A divulgação das dez obras selecionadas para última fase será acontece no dia 28 de agosto. A seleção ficará a cargo de comissão especial formada por profissionais indicados pelas instituições e empresas parceiras na iniciativa. Os participantes farão defesa presencial para a banca, no dia 5 de setembro. O anúncio das quatro obras selecionadas ocorrerá no dia 11 seguinte.
Os contratos das quatro produções deverão ser assinados até o dia 22 de setembro. A produção e a finalização das obras deverá ser realizada no período entre 25 de setembro deste ano a 25 de maio de 2007. A exibição no SBT está prevista para o mês de junho e o lançamento nos cinemas a partir de julho.
Concurso Cultural
O objetivo do Documenta Brasil é selecionar quatro projetos, que receberão recursos de R$ 550 mil cada, valor destinado à produção de documentários que serão exibidos pelo SBT e, posteriormente, em versão de longa-metragem, em salas de cinema digital. Só podem concorrer empresas brasileiras de produção independente e projetos inéditos com conteúdo nacional.
Cada documentário será finalizado em duas versões: uma para cinema, com 70 minutos de duração, e uma para TV, com 48 minutos. Os filmes podem ser captados nos seguintes suportes: película 16mm e 35mm, Vídeo de Alta Definição HD, Beta Digital, DV-CAM ou formato tecnológico superior.
Informações à imprensa: www.documentabrasil.com.br e (11) 2577-5811, ramal 29.