Da Mangueira para o mundo: violinista Nathan Amaral vence o Sphinx 2024

 

O reconhecimento no Sphinx soma-se a uma lista extensa de condecorações, que inclui o Prêmio Paul Roczek, da Universidade de Mozarteum, em Salzburg (Áustria), como melhor aluno; o Concurso Internacional de Weimar; o Wiener Klassik Preis e, por duas vezes, o concurso Eleazar de Carvalho, maior prêmio de violino do Brasil.

Como tudo começou

  • Nathan Amaral começou a aprender violino aos 12 anos, graças a um projeto social do Centro Cultural Cartola, que oferecia aulas de música às crianças do Morro da Mangueira, e não parou mais. Conquistou o mundo em 2017, aos 21 anos, quando foi estudar na Universidade Mozarteum, em Salzburg, na Áustria.
  • “Minha mãe, dona Roberta Amaral, sempre foi minha maior incentivadora. Quando bateram à nossa porta oferecendo uma vaga no projeto social, eu nem sabia ainda o que era tocar violino, então, não queria aceitar, mas ela me fez mudar de ideia. Graças a minha mãe, pude seguir pelo caminho da música e fui ensinado a acreditar no meu potencial”, conta Nathan.
  • Vivendo no exterior há 8 anos, hoje, o violonista estuda em um dos melhores conservatórios de música dos Estados Unidos, o New England Conservatory of Music, em Boston, com bolsa do Programa Líderes Estudar, oferecida pela Fundação Estudar. Anteriormente, atuou ainda como solista e músico de câmara no Wigmore Hall (Londres, Reino Unido), a Filarmônica de Berlim (Alemanha) e o Grosser Saal Mozarteum (Salzburg, Áustria).
  • Jovens de todo o Brasil que também sonham em estudar fora e seguir uma trajetória inspiradora e de sucesso como a de Nathan Amaral, mas não sabem como custear as despesas, podem se inscrever no Programa de Bolsas Líderes Estudar. A Fundação Estudar também já disponibilizou a inscrição para o Fast Track, que antecipa uma primeira rodada de seleção para os programas de bolsas da Fundação Estudar Líderes Estudar ou Tech Fellow. Dessa forma, os contemplados têm a certeza sobre o apoio até abril de 2024.O processo de Fast Track é voltado para jovens que estão se aplicando, já foram aceitos ou estão matriculados para iniciar o curso em universidades norte-americanas em 2024, em qualquer área do conhecimento. As inscrições estão abertas até 04/03/2024, neste link.
    Novos talentos da música

  • Assim como, no passado, Nathan Amaral recebeu apoio de um projeto social para desenvolver seu talento, hoje, ele toca sua própria iniciativa. É o Festival SIM(Semana de Integração Musical), que oferece aos jovens de origem menos privilegiada acesso à educação de qualidade na música clássica em todo Brasil. A segunda edição, será realizada de 14 a 23 de julho, no Rio de Janeiro. O evento gratuito, que inclui aulas, recitais, master classes e palestras, está em busca de apoiadores para expandir atuação. Mais informações e contribuições, via chave pix, pelo e-mail festivalsim܂contato@gmail܂com

 

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dez + 6 =