Ao passar por uma restauração foi inaugurado no dia 23 de agosto de 2001, em 2002 foi aberto ao público com exposições sob a curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody.
O Nome do Museu foi escolhido em virtude da exposição da coleção de arte popular do professor e folclorista Theotônio Brandão Vilela, suas obras foram doadas a Universidade de Alagoas. Esse acervo estava em poder da família que fez a doação em 1983, pesquisas inéditas, folhetos de cordel entre outras, além de uma biblioteca que pertencia ao folclorista.
O Museu possui hoje um acervo que retrata toda arte popular alagoana, expondo objetos de cultura popular de norte a sul do Brasil e paises estrangeiros como: México, Portugal, Espanha entre alguns itens africanos. A maior coleção que existe são peças nordestinas principalmente alagoanas entre elas Moringas, cerâmica, indumentárias de folguedos natalinos, ricas coroas, brinquedos de diversos tipos de materiais e outros adereços.
Além de todo isso a instituição possui um arquivo audiovisual que pertenceram a Théo Brandão, discos, vídeos, slides, fitas cassetes de antigas manifestações da cultura popular alagoana.
Aproveite vá ao museu
Avenida da Paz, 1490, Centro Cep: 57030-440 – Maceió Alagoas
Maiores informações: (82) 221 2651
Horário de Funcionamento:
Terça à sexta-feira: 9h às 12h e 14 às 17h
Sábados e domingos: 15h às 18h
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=cultura&cod=254
02/11/07