Uma maneira bem interessante de enriquecer nossas viagens é aprofundar-se na cultura e tradições locais – e o Natal é uma data especial para isso. Esbanjando costumes típicos que mudam de região para região, cada pontinho no mapa tem uma maneira própria e diferente de aproveitar essa época do ano.
Brasil
Decorações natalinas com o Papai Noel estão por toda parte
Para celebrar essa importante data do calendário cristão, alguns costumes fazem parte dos nossos dias no final do ano. Em muitos lares brasileiros não podem faltar a típica árvore de Natal e o presépio que representa o nascimento de Jesus Cristo. Assim como eles, a figura carismática do Papai Noel também está em todos os cantos do país, desde escolas até os shoppings e centros comerciais.
Além disso, uma das mais saborosas e calóricas tradições de Natal no Brasil é fazer a farta ceia na noite do dia 24 para o dia 25, quando também acontece a troca de presentes entre os familiares e amigos. 🙂
Alemanha
Mercado de Natal agita Berlim. (Foto: Natalie Soares)
Na Alemanha, a data é reservada para muitas comemorações em família. O almoço do dia 25 marca o auge das celebrações com pratos típicos, biscoitos natalinos e vinho quente. Dia 26 também é feriado no país, mas os presentes são distribuídos logo no dia 24.
Passado o dia dos mortos em novembro, começam as celebrações de final de ano em todo o país com a criação do calendário de advento para as crianças e a abertura dos primeiros mercados de Natal. Outra tradição interessante é Adventskranz, um tipo de coroa natalina com quatro velas que devem ser acesas em cada domingo de dezembro, chamados de “domingos do advento”.
Espanha
Luzes dão toque especial às ruas de Valencia
É importante ficar atento às tradições locais, principalmente para você que pretende viajar durante essa época. Na Espanha, por exemplo, a maioria dos bares, cafés e restaurantes não abrem no Natal.
Diferentemente do Brasil, dia 6 de janeiro é o dia oficial para troca de presentes na Espanha. Segundo a bíblia, essa é a data em que os Reis Magos entregaram seus presentes a Jesus na manjedoura.
Finlândia
Que tal passear em um trenó de renas na Finlândia?
Os finlandeses alimentam uma tradição natalina bem diferente dos outros países europeus. Nessa data, é comum visitar o cemitério e aproveitar uma sauna.
Suécia
Paisagens geladas têm tudo a ver com o Natal sueco
Dos hábitos distintos da Finlândia aos curiosos da Suécia: no país, há mais de 50 anos, é transmitido o mesmo especial de Natal do Pato Donald no dia 24.
Austrália
Árvore de Natal contrasta com o céu azul em Melbourne
Já na Austrália, por conta do clima mais quente como no Brasil, as festas acontecem na praia e não em ambientes fechados. Muitas das tradições, tanto europeias quanto americanas, envolvem preparar biscoitinhos típicos de Natal, encontrar familiares e amigos queridos, decorar suas casas e trocar presentes. 😉
Faça um comentário