Sebastião Tapajós em Curitiba

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo de um dos violonistas brasileiros mais reconhecidos e aclamados no país e no exterior. Trata-se de Sebastião Tapajós que preparou o show “Por entre as árvores” em sua terra natal, no Pará, inspirado pela paisagem que cerca seu local de trabalho: as árvores da Floresta Amazônica e o rio Tapajós. O espetáculo celebra seus 74 anos de vida, comemorados em 16 de abril. O diálogo entre o violão mágico de Tapajós e o piano de Anderson Dourado é o diferencial desse show. O pianista já trabalha com Sebastião desde o disco “Da Lapa ao Mascote”, lançado em 2013.

 

O nome do espetáculo, “Por entre as árvores”, que também é o título de uma das canções do show, define a vontade do músico de transportar o ambiente sensorial de sua residência, em Santarém, para dentro do palco. “A música tem esse nome por conta do ambiente onde foi composta, na sala de ensaios que fica em frente a muitas árvores. Entre elas, a visão do rio Tapajós, que Sebastião diz que é sua piscina de 20 mil quilômetros de extensão”, brinca Dourado, que encarou, junto a Sebastião Tapajós, a missão de preparar os arranjos de piano das composições.

 

De acordo com o pianista, praticamente 80% das composições são inéditas, o que cria grande expectativa no público de Sebastião. “O estilo das canções representa a essência da música brasileira, com foco no regionalismo característico, no que foi conhecido mundialmente como ‘o violão de Sebastião Tapajós’”, descreve Anderson.

Sebastião Tapajós e o Paraná

No começo dos anos 80, Sebastião Tapajós, seu amigo o jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, o músico Gerson Bientinez e o empresário Reinaldo Camargo, dono da Audisom, animaram-se a produzir um disco em homenagem ao grande compositor Claudionor Cruz, que apesar de seus 74 anos, na época – e mais de 50 dedicados a MPB – não tinha um único álbum-solo. Muitas sessões de gravações foram feitas, inclusive com a participação de Sebastião Tapajós. Esse é um pequeno exemplo da ligação de Tapajós com Curitiba e sua vida musical. Mas o disco não saiu, para a tristeza de muitos e em especial do instrumentista que queria prestar homenagem ao mestre que tinha na época exatamente a idade que Tapajós completou recentemente.

 

 

Serviço

 

Música: Sebastião Tapajós – Por Entre as Árvores

 

Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).

 

Data: 27 a 29 de abril de 2018 (sexta a domingo).

 

Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h.

 

Ingressos: vendas a R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

DESLIGUE O SOM DA RÁDIO NO TOPO DA PAGINA

 

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*