Vamos lembrar o trabalho do desenhista e criador de histórias em quadrinhos, Gedeone Malagola, que morreu de infarto em 2008, aos 84 anos.
Malagola foi um dos mais importantes e produtivos roteiristas brasileiros.
Apresentação Carmen Lúcia
ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA
Aprendeu a desenhar ainda menino com o pai, o imigrante italiano e pintor Calixto Malagola. Paulista, formado em direito, chegou a cursar arquitetura.
Como desenhista, ilustrou textos em diversas revistas e como criador deu vida a personagens que marcaram época.
Em cinquenta anos de carreira, escreveu mais de mil e quinhentas histórias em quadrinhos, inclusive de personagens conhecidos, como o super-herói da TV – He-Man.
Apesar de atuar como delegado de polícia, fazia HQ para ganhar um troco e por que gostava de desenhar. Foi com lápis, nanquim e papel na mão que se sentiu realizado. Acabou passando por diversos gêneros mas, alcançou sucesso mesmo com os super-heróis e, principalmente, foi pioneiro com o quadrinho de terror com as séries O lobisomem e a Múmia.
Gedeone é responsável pela criação de alguns dos poucos super-heróis brasileiros da década de 60. Raio Negro é o mais conhecido deles. Conta a historia de um piloto espacial que após salvar um alienígena é presenteado com um misterioso anel feito da energia magnética de Saturno. O anel emitia raios que lhe davam poderes.
Criou Capitão Astral, inspirado em Star Pirate, da revista Planet Comics da editora Fiction House. Capitão Astral também era publicado no jornal A Folha do Povo.
Homem Lua e Hydroman, super-heróis com aventuras publicadas pela Gráfica Editora Penteado, também foram criados pelo quadrinista. O Homem-Lua surgiu a partir de uma história produzida por Gedeone e protagonizada pelo Fantasma, de Lee Falk.
Todos eram baseados fortemente nos heróis norte-americanos que faziam sucesso no Brasil.
Ao lado de Maurício de Sousa, integrou a Associação de Desenhistas de São Paulo. Gedeone Malagola deixou de herança um rico material de histórias em quadrinhos.
Sonoplastia: Messias Melo
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira
Faça um comentário