Museu Catavento abre mostra sobre história das vacinas

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.

Mostra imersiva fala sobre a importância dos imunizantes na proteção da humanidade. Exposição fica em cartaz por oito meses na Sala Multiuso

O Museu Catavento inaugurou a exposição Vacinas: Uma Vitória de Todos que apresenta ao público, de forma imersiva e interativa, a história e a importância das vacinas na proteção do ser humano contra doenças mortais.

Organizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações, a exposição é resposta a anos de ataques aos programas vacinais do país promovidos pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Imersiva e interativa, a mostra revela a jornada da ciência na luta contra as doenças e o poder das vacinas, um dos maiores alvos de fake news.

“A ideia é aliar a saúde e a educação em uma perspectiva real da importância da vacina, por isso a exposição é feita em um museu de ciência, onde o tema imunização é perfeitamente cabível”, diz Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB).

“Essa desconfiança das vacinas tem um aspecto geracional, de pessoas que não viram essas doenças, não tem a percepção de risco e consequentemente, passam a questionar seu valor. Então queremos formar uma geração futura que entenda a importância das vacinas para a saúde pública e, assim, aumentar a confiança. Fazer essa mostra no Museu Catavento, que recebe 3 mil visitas diárias, nas férias chega a 10 mil crianças e escolas, é um golaço da SBIm”, completa.

A mostra fica em cartaz até julho do ano que vem.

 

Serviço

Dias de funcionamento: Terça a domingo

Horários: Das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)

Entrada: R$ 15 (inteira) R$ 7,5 (meia)

Gratuidade: às terças-feiras para todos

Endereço: Avenida Mercúrio, s/n, Pq Dom Pedro II – Centro

A exposição

A exposição começa com o painel intitulado Um Mundo Sem Vacinas, no qual é possível conhecer as consequências devastadoras de doenças que eram previamente incuráveis ou fatais. No painel Um mundo com vacinas, os visitantes têm acesso a dados impressionantes e comparativos sobre a taxa de mortalidade em diferentes épocas, evidenciando o impacto positivo das vacinas na proteção das vidas humanas.

Em O Ataque dos microrganismos, os visitantes podem explorar a evolução e a natureza dos vírus e bactérias, compreendendo sua capacidade de se espalhar e causar danos à saúde humana. O evento também lembra os marcos cruciais na história das vacinas, destacando Os Primeiros Imunizantes da História e a Primeira Vacina, que mostra as primeiras tentativas de imunização na antiguidade e os primeiros êxitos da era moderna, com destaque para história da descoberta da vacina contra varíola.

Com informações sobre as várias abordagens e tecnologias utilizadas para criar imunizantes eficazes o painel Tipos de Vacinas, apresenta aos visitantes as diferentes vacinas que protegem contra diversas doenças pelo fortalecimento do sistema imunológico.

No módulo Como Atua uma Vacina com Vírus Atenuado serão apresentadas holografias animadas sobre processos de desenvolvimento de vacinas com vírus atenuado e de imunização. O módulo também contar com painel interativo hands on onde os visitantes interagiem com maquetes de células, vírus e vacinas para realizarem os mecanismos de imunização das vacinas de maneira lúdica e interativa.

 

Fake news

Para ressaltar o momento atual, os visitantes têm acesso ao tema As Fake News que Matam no qual serão alertados, para a propagação de informações falsas sobre vacinas e seu impacto na saúde pública, destacando a importância da educação e conscientização na luta contra a desinformação.

No painel Programa Nacional de Imunizações são apresentados os esforços coordenados de governos e instituições para garantir o acesso equitativo a vacinas eficazes.

No último painel, Seja um guardião da sua saúde, os visitantes são convocados a se vacinar e têm acesso aos calendários de vacinação para as diferentes faixas etárias e grupos.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


3 + 11 =