MinC realiza a 4ª Conferência Nacional de Cultura

 

Evento acontece em Brasília entre os dias 4 e 8 de março; setor da música via Fórum Nacional da Música  promove debate sobre as suas necessidades e o desenvolvimento criativo e sustentável

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o Ministério da Cultura realiza entre os dias 4 e 8 de março a 4ª Conferência Nacional de Cultura, CNC. O evento, que foi realizado pela última vez em 2014, acontece em Brasília e deve reunir cerca de 3 mil participantes de todo Brasil. Conforme o comunicado do MinC, a conferência “vai debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor”. As propostas aprovadas durante o evento servirão de base para o novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que deverá nortear o trabalho do Ministério da Cultural pelos próximos 10 anos.

A realização da Conferência Nacional de Cultura marca também o novo momento de ebulição da atividade cultural depois do desmantelamento promovido pelo governo anterior. Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a realização da 4ª CNC tem uma importância estratégica para o setor, principalmente após a reconstrução do MinC: “Esperamos que a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) seja um ambiente de reflexão crítica, mas também de proposições inventivas que farão fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito em nosso país”.

A CNC espera a participação de cerca de 1.300 delegados estaduais, a maior parte deles eleita durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. São eles que terão direito a voz e voto. Além dos delegados, foram convidadas cerca de oitocentas pessoas que poderão também se expressar, representantes da sociedade civil e de movimentos artístico-culturais nacionais, gestores, produtores, lideranças das culturas indígenas e articuladores de referência da cultura brasileira. O evento receberá ainda cerca de trezentos interessados que poderão acompanhar os debates como observadores.

A Conferência Nacional de Cultura estabeleceu seis eixos temáticos que orientarão os debates: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e  Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*