Shows gratuitos de Fafá de Belém, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, entre outros, acontecem de 4 a 8 de março
Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura oficial, no dia 4 de março, a Conferência Nacional da Cultura (CNC) está de volta depois de um intervalo de 10 anos. Para celebrar esse momento, além dos muitos debates sobre políticas públicas culturais, o Ministério da Cultura (MinC) e o Banco do Brasil realizam o Festival da Cultura com a participação de Fafá de Belém, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Paula Lima, Salgadinho, Majur, Renegado, Johnny Hooker, Sambaiana, Academia da Berlinda, Ellen Oléria e Coletivo Criolina.
Gratuito e aberto ao público, o Festival da Cultura acontece de 4 a 8 de março de 2024, na área externa do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Os shows estão programados para acontecer todas as noites a partir das 19h e os interessados em participar devem retirar os ingressos pela plataforma do Sympla. A entrada é limitada e os bilhetes serão liberados a partir das 8h da manhã do dia de cada show. Apenas as pessoas que estiverem com o ingresso on-line terão acesso ao evento.
O público vai acompanhar encontros de grandes talentos da música brasileira. A programação valoriza e, ao mesmo tempo, simboliza a diversidade e pluralidade artística de todo o nosso povo, em sintonia com o tema desta quarta edição da Conferência: “Democracia e Direito à Cultura”.
O Festival da Cultura é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil. A realização é do Ministério da Cultura e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com co-realização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).
Programação diversa
Além dos shows na área externa, outros dois palcos na área interna do Centro de Convenções Ulysses Guimarães serão espaços para as atividades artísticas abrangendo as diferentes manifestações culturais dos quatro cantos do país. No entanto, a programação interna está restrita aos participantes credenciados na 4ª CNC, delegados, observadores e convidados.
No Palco da Diversidade, as rodas de capoeira, os cortejos e outras apresentações vão demonstrar o potencial e a singularidade das festas populares regionais. A escolha por um line-up representativo e plural demonstra o compromisso do MinC com a promoção de um evento que vai mostrar todo o potencial artístico dos fazedores e fazedoras de cultura.
E ainda tem muito mais. Os amantes da leitura poderão acompanhar os lançamentos de livros, as rodas de conversa sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC) e os encontros de saraus, poetisas e poetas no Palco Multicultural. A diversidade, que torna os brasileiros e brasileiras tão únicos, é marca registrada na gestão da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
4ª CNC
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento deverá reunir mais de 3 mil participantes de todo o Brasil para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a realização da 4ª CNC tem uma importância estratégica para o setor, principalmente após a reconstrução do MinC. Segundo ela, a política cultural, com a dimensão do Brasil e à altura de sua diversidade e riqueza, só pode ser formulada se os órgãos e gestores de cultura de todo o país estiverem em diálogo com trabalhadores e trabalhadoras do setor, que são o tecido vivo desta riqueza.
“Esperamos que a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) seja um ambiente de reflexão crítica, mas também de proposições inventivas que farão fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito em nosso país”, destaca Margareth Menezes.
A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co-realizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).
Confira a programação artística completa:
Festival da Cultura – GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO
Local: Área externa do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
IMPORTANTE: os interessados em participar devem retirar os ingressos pela plataforma do Sympla (clique aqui). A entrada é limitada e os bilhetes serão liberados a partir das 8h da manhã do dia de cada show. Apenas as pessoas que estiverem com o ingresso online terão acesso ao evento. Pessoas credenciadas na Conferência não precisam retirar o ingresso.
04/03 (segunda)
19h às 20h30 – Ops (Criolina)
20h30 às 22h – Fafá de Belém convida Johnny Hooker
05/03 (terça)
19h às 20h30 – Barata (Criolina)
20h30 às 22h – Diogo Nogueira
06/03 (quarta)
19h às 20h30 – Pezão (Criolina)
20h30 às 22h – Paulinho da Viola
22h às 22h30 – Pezão (Criolina)
22h30 às 00h – Salgadinho convida Renegado
07/03 (quinta)
19h às 20h30 – Criolina convida La Ursa
20h30 às 22h – Academia da Berlinda
08/03 (sexta)
18h às 19h – Criolina convida Flávia Aguiar + Magah
19h às 20h30 – Sambaiana convida Paula Lima e Éllen Oléria
20h30 às 21h – Criolina convida Flávia Aguiar + Magah
21h às 23h – Daniela Mercury convida Majur
PALCO DA DIVERSIDADE
Local: área interna do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
IMPORTANTE: A programação do Palco da Diversidade está restrita aos participantes credenciados na 4ª CNC: delegados, observadores e convidados.
04/03 (segunda)
14h às 15h – Roda de Capoeira Angola com Grupo Nzinga de Capoeira Angola e Conexão Angoleira do DF
15h às 16h – Roda de Capoeira Regional – Coletivo Candango de Capoeiras do DF 20h – Cortejo – Boi do Seu Teodoro com Mestre do Maranhão com Mestre Ribinha
05/03 (terça)
9h às 9h30 – Terno Vilão São Jorge Guerreiro
12h às 13h – Pereira da Viola e Dito Rodrigues
13h às 14h – Jonathan Ferr convida Larissa Luz
19h – Cortejo – Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba
06/03 (quarta)
9h às 9h30 – Grupo Tchê
12h às 13h – Ernesto Fagundes
13h às 14h – Viela 17 convida Atitude Feminina e Dj Raffa
19h – Cortejo – Orquestra Alada Trovão da Mata
07/03 (quinta)
9h às 9h30 – Siriri Elétrico
12h às 13h – Organzza e Nágila GoldStar
13h às 14h – Afoxé Bandarerê
19h – Bois de Parintins: Caprichoso e Garantido
08/03 (sexta)
9h às 9h30 – Sambadeiras de Bimba
13h às 14h – Ellen Oléria convida Bia Ferreira
PALCO MULTICULTURAL
Local: área interna do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
IMPORTANTE: A programação do Palco Multicultural está restrita aos participantes credenciados na 4ª CNC: delegados, observadores e convidados.
04/03 (segunda)
14h – Roda de Conversa PNC
05/03 (terça)
10h30 – Roda de Conversa PNC
13h – Baque Solto – Mestre Anderson
15h às 20h – Lançamentos de Livros
06/03 (quarta)
10h às 12h30 – Lançamentos de Livros
13h – Encontro de Saraus, Poetisas e Poetas com Antônio Marinho e Mestre Anderson
15h às 20h – Lançamentos de Livros
07/03 (quinta)
10h às 12h30 – Lançamentos de Livros
13h – Cypher com Udi Santos (BA), Jéssica Caitano (PE), Brô MC’s (MS), Dj Janna (DF)
15h às 20h – Lançamentos de Livros
Serviço
Festival da Cultura
Data: 4 a 8 de março
Local: Área externa do Centro de Convenções Ulysses Guimarães/Brasília (DF)
E-mail de contato: festivaldacultura2024@gmail.com
Entrada gratuita e aberta ao público.
Faça um comentário