Florianópolis no Verão Cultural

boidemamaoffc2Para quem aprecia manifestações da cultura popular, em especial os folguedos de boi de mamão, a agenda do Verão Cultural promete muita animação. Retomando um antigo projeto da FCFFC, a partir do dia 8 de janeiro, grupos de boi de mamão vão invadir as praias para levar aos veranistas uma tradição popular que encanta crianças e adultos.

Serão 32 apresentações do folguedo em parceria com grupos folclóricos da cidade.

Outra atração é o Encontro de Terno de Reis, que novamente será realizado na Avenida Paulo Fontes, no dia 6 de Janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis e também a chegada dos primeiros açorianos à Ilha de Santa Catarina, trazendo entre outras tradições a prática das cantorias e do culto ao Divino.

O encontro vai reunir associações folclóricas de vários municípios da região, que ao final do evento seguirão em desfile até a Praça 15 de Novembro para a última saudação ao presépio natural montado no local, marcando assim o encerramento do ciclo natalino. Também integrada ao projeto Verão Cultural, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, situada nas imediações da Praça 15 de Novembro, ficará aberta à visitação pública o ano inteiro, sem pausa para férias, adotando escala de folga para os funcionários.

Até dia 6 de janeiro, o espaço está abrigando a Mostra Internacional de Presépios, que contempla 23 miniaturas sobre a Natividade, confeccionadas por presepistas de Portugal, Rússia, México, Itália, Madagascar, Peru, entre outros países. A partir do dia 12 de janeiro, a galeria vai disponibilizar ao público a exposição de fotos premiadas na 16ª Maratona Fotográfica de Florianópolis, contendo imagens da cidade captadas por fotógrafos amadores e profissionais, oportunidade em que os turistas poderão conhecer a capital catarinense sob diferentes perspectivas temáticas. A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

O Verão Cultural contempla ainda uma nova edição do projeto Música na Praça em 2011, no coreto Maestro Hélio Teixeira da Rosa, na Praça 15 de Novembro. Realizada pela Fundação Franklin Cascaes, com apoio cultural do Banco do Brasil, a iniciativa prevê 16 apresentações artísticas nos meses de janeiro e fevereiro, abrangendo diferentes estilos musicais, às terças-feiras (das 12h30 às 14h) e aos sábados (das 10h30 às 12h). Nestes dias, o espaço também abrigará uma feira de artesanato com trabalhos de artistas locais.

Além das atividades de verão e do apoio a promoções de outras instituições e grupos culturais, todas as unidades da FCFFC – incluindo também a Casa da Memória, Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa e Casa das Máquinas) e Forte Santa Bárbara – estarão em atividade no período. “Para manter a estrutura funcionando fizemos um planejamento setorial e escala de pessoal com base nas demandas de cada unidade.

O objetivo é garantir que turistas que nos visitam, assim como moradores que aproveitam as férias, possam apreciar um pouco da diversidade cultural de Florianópolis”, destaca a superintendente da FCFFC em exercício, Roseli Pereira.

Serviço:

 

O quê: Projeto Verão Cultural – Fundação Franklin Cascaes

Quando: 6 de janeiro a 28 de fevereiro

Onde: balneários da Ilha e região central

Quanto: gratuito

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*