Festival Internacional de Teatro.

 

 

Até 10 de julho, estão abertas as inscrições para as 12 oficinas voltadas para profissionais das artes cênicas, músicos e de outras áreas, e para as oito oficinas destinadas ao público em geral, que integram a programação da 8ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH).

Para as primeiras, os candidatos devem entregar duas cópias do currículo no ato de inscrição, no Teatro Francisco Nunes, já que não serão aceitas inscrições por telefone.

O processo de seleção se dará por meio da análise do currículo. As atividades dessas oficinas foram concentradas em cinco espaços: Fundação de Educação Artística, Escola de Teatro da PUC-Minas, Teatro Universitário da UFMG, Centro Cultural da UFMG e no Ponto de Encontro (localizado no Parque Municipal).

As oficinas especializadas são a Composição Musical para Estudantes, ministrada por Arrigo Barnabé; Crítica teatral em processo, com Kil Abreu; Boi do Maranhão dança coreográfica, com Magno Aires e Taliene Cruz; Produção de máscaras/caretas do personagem Cazumbá (MA), com Abel Teixeira e Fabriciano Campos; Pensar a cena, com César Brie; Um método de criação de luz para teatro, com Ney Bonfante e Jorginho de Carvalho; Laboratório de percepção e criação musical partir de recursos diversos da sucata ao computador, com Kristoff Silva; Mimo, máscara e movimento corpo, submundo, jogos e máscaras, com Michele Monetta e Lina Salvatore; Trilha sonora para teatro, com Maurílio Rocha; Integração entre voz-corpo-emoções na performance cênica, com Madalena Bernardes, e Sobre Composição da Cena, com a diretora teatral e pesquisadora Maria Thaís Lima Santos.

Para as oficinas livres de Objetos voadores, Capoeira Angola, Técnicas Circenses, Dança de rua, Percussão, Poesia e Música, Objetos sonoros e Tai Chi Chuan, não é necessário realizar inscrições prévias, nem apresentar currículo, basta que candidato compareça, com antecedência, ao local do evento no dia de sua realização já que nesse caso as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Essas oficinas serão realizadas nos parques Municipal, Lagoa do Nado, das Mangabeiras, Guilherme Lage e no Parque das Águas (no Barreiro).

VANGUARDA
A produtora e responsável pelas oficinas do FIT-BH, Cristiane Moreira, adianta que há uma intensa procura pelas oficinas, sendo que algumas já estão praticamente com lotação esgotada. ¨É a primeira vez que oferecemos oficinas livres, e a demanda por elas tem sido significativa, o mesmo ocorrendo com as oficinas especializadas. Quem não quiser perder a vaga deve se adiantar¨, aconselha a produtora. ¨Algumas oficinas têm restrições, como a de Composição musical, na qual é necessário ao aluno ler partituras¨, exemplifica.

Das oficinas especializadas, apenas a palestra-oficina de Arrigo Barnabé, Começo da Vanguarda Paulista, com 180 vagas, não requer entrega de currículo, apenas inscrição prévia. ¨Ele vai debater e expor as peculiaridades desse movimento independente, fazendo ainda interferências musicais¨, explica a produtora sobre o músico .

O álbum Clara Crocodilo, de Arrigo Barnabé, é considerado o marco da gênese da vanguarda paulista, além de o músico ter uma carreira consagrada. Ano passado, ele recebeu o prêmio Sesi-Fiesp de melhor trilha sonora com o filme Doutores da Alegria, de Mara Mourão.

O FIT-BH será realizado na capital de 27 de julho a 6 de agosto, e além das 20 oficinas vai reunir cerca de 100 apresentações nos 11 dias do evento.

 

Compartilhar: