A Feira Internacional de Turismo da Amazônia (www.fitamazonia.com.br ) também será palco da cultura paraense, cuja diversidade, é outro ponto forte entre os atrativos turísticos do Estado. A programação cultural acontece nos quatro dias de evento (15 à 18 de junho), das 19h às 22h, no Centro de Exposições Julio César e inclui a apresentação de shows folclóricos, música regional e de grupos de dança que expressam as manifestações culturais da capital paraense e de vários municípios do estado.
Entre os atrativos culturais está confirmada a presença do Arraial do Pavulagem representando a cultura popular na capital paraense. O Grupo Folclórico da Associação Brasileira Clube da Melhor Idade mostra o potencial do idoso através das danças do retumbão e do carimbó e de grupos de expressão de Marapanim, como o Grupo Araraunas e o Carimbó do Marapanim, que aqui chegam para mostrar a força do carimbó.
A cultura do município de Conceição do Araguaia também estará representada na feira através de grupos que apresentam as cantigas Araguaianas e as divindades através do ‘Sarau do Divino Espírito Santo’. As músicas regionais são cantadas pelos músicos Zé Valdi, Viani Braga, Osiel Santos, Manelão e Rani, cujas letras confirmam as influências indígenas na cultura local.
Também participam da programação da FITA, grupos folclóricos de Belém (SESC), Tracauteua, Colares, Paragominas e Curuçá,que vai apresentar o Cordão da Paca da Ilha de Mutucal. O grupo traz uma mensagem ecológica em repúdio ao desaparecimento da paca. Atualmente, o mamífero é pouco visto nas matas da localidade. O Cordão apresenta uma das mais belas encenações folclóricas do município de Curuçá e expressa vários dilemas dos moradores de Iriteua.
O grupo de Maracanã mostra a beleza da dança do boto e do carimbó do município através do espetáculo ‘Encantos do Mangue’. O repertório musical inclui a música ‘Foi Boto Sinhá’, de Waldemar Henrique.
O grupo parafólclórico do SESC vai interpretar músicas que exaltam a cultura local, de compositores que fazen parte da história paraense, entre as quais: ‘Este Rio é Minha Rua’, de Paulo André e Rui Barata;’Marujada de São Benedito’, do Arraial do Pavulagem; ‘Tajapanema’, do maestro Waldemar Henrique; ‘Sabor Açaí’ e ‘Malaca’, de Nilson Chaves e ‘Merengue Latino’, de Marco Monteiro
O estado do Amapá também tem seu representante cultural na FITA. O grupo de dança vai mostrar a força do Marabaixo e do Batuque, ambas manifestações culturais tradicionais do estado vizinho. A riqueza maranhense estará representada pelo Grupo Folclórico do Maranhão que dança o tradicional Boi Bumbá.