Conferência Discute a Arte no Século XXI

Conferência

Começa hoje, 9 de março, a Conferência Mundial sobre Educação Artística, em Lisboa, Portugal. Artistas, especialistas e pesquisadores vão discutir, entre outras coisas, estratégias para promoção de políticas para a Educação Artística

“Desenvolver as Capacidades Criadoras para o século XXI” é o tema da Conferência Mundial sobre Educação Artística que começa hoje, 9 de março, em Lisboa, Portugal. O evento, com duração de 3 dias, é uma iniciativa da Unesco e do Governo de Portugal, e conta com apoio de várias Organizações Não Governamentais como InSEA, IDEA, ISME e IE.

As atividades buscam reunir representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura, profissionais, especialistas e pesquisadores para discutir o tema, principalmente na perspectiva das práticas artísticas: artes plásticas, performances, dança, musica, teatro, literatura e poesia, com foco em crianças e adolescentes em idade escolar.

Os organizadores prevêem que o evento alcance um consenso à cerca de uma definição de uma educação de qualidade e que nela exista uma convergência sobre a importância da criatividade artística como mecanismo fundamental na melhoria das capacidades de aprendizagem, especialmente dos menos favorecidos. Após as discussões, uma declaração final será elaborada afirmando a importância das disciplinas relacionadas à educação artística no formação intelectual, pessoal e no desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

Os debates se sustentam na análise de quatro eixos temáticos: Defesa da educação artística, efeitos da educação artística, estratégias para a promoção de políticas de educação artística e Formação de docentes. Na primeira análise, os trabalhos envolvem a demonstração de uma nova dimensão de criatividade no âmbito da arte na economia pós-industrial, e temas relacionados ao contexto da globalização e das novas funções da arte.

Os efeitos da educação artística serão investigados através de práticas e exemplos que serão apresentados pelos participantes em pesquisas e estudos de caso em educação artística e seus impactos em várias esferas: na violência, coesão social, conhecimento do patrimônio, melhoria das capacidades de aprendizagem, resolução de conflitos, trabalho em equipe e criatividade.

Para discutir Estratégias para a promoção da Educação Artística, a Conferência busca tecer um mecanismo que consiga reduzir a distância entre os textos oficiais e a prática de ensino das artes no ensino médio, entendimento fundamental para que se possa definir o papel da educação artística como ferramenta pedagógica que permita o ser humano encontrar seu lugar em um sistema cada vez mais globalizado, fenômeno que sugere impactos decisivos na identidade cultural – o viés da política da Unesco pela promoção da Educação Artística, onde a Conferência se integra ao programa Educação para todos.

O último eixo temático busca entender a dinâmica do processo criativo relacionada à formação de docentes, onde a necessidade de competências especificas e o envolvimento dos artistas torna-se decisivo.

A iniciativa se insere nos resultados do Congresso Mundial relativo à Condição do Artista (Paris, 1997), e da Conferencia Intergovernamental sobre Políticas Culturais para o Desenvolvimento (Estocolmo, 1998), que alertaram para o papel transversal da educação artística como elemento fundamental para a Educação, a promoção das artes e da diversidade cultural.

Apesar do acesso restrito aos painéis e mesas redondas, os organizadores disponibilizam os conteúdos da Conferência através do site (http://www.unesco.org/culture/lea). Os interessados em participar do evento, poderão enviar suas pesquisas para a Unesco, que vai selecionar alguns estudos para serem publicados na Web, no mesmo endereço, onde também se encontra o formulário.

Outras informações:
Unesco +33-(0)1-45 68 42 15
e-mail: c.human@unesco.org

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