Coletivos negros da UFRJ promovem festival político-cultural

Como parte do Festival Político-Cultural Coletividades Negras, que promove uma série de encontros desde o mês de setembro, os coletivos negros da UFRJ realizam hoje quinta-feira (14/11), a partir das 16h, nos pilotis da Reitoria, o Festival Black in Fundão. A ideia é celebrar a presença viva da juventude negra e suas expressões políticas e culturais.

Na programação, estão previstas diversas atrações, como oficina e roda de jongo com Dandara Santos e Rodrigo Martins, Slam Fogo Neles, Naomih, DJ Laryhill e o rapper Abebe Bikila, mais conhecido como BK. Mais informações estão disponíveis no link https://www.facebook.com/events/2296484507240618/

UFRJ Negra

O Festival Político-Cultural Coletividades Negras é uma iniciativa da Comissão de Coletivos Negros de Discentes da UFRJ (UFRJ Negra), criada em junho de 2019 para promover ações de cunho político e cultural em combate ao racismo. A UFRJ Negra está sob a coordenação da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) e é constituída por representações da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), Comissão de Direitos Humanos e Combate às Violências (CDHCV), Diretório Central de Estudantes da UFRJ (DCE Mario Prata), Associação de Pós-Graduandos da UFRJ (APG/UFRJ) e todos os coletivos negros de discentes da UFRJ.

A UFRJ Negra pretende discutir questões étnico-raciais na e da instituição, desenvolvendo campanhas permanentes, palestras, oficinas, rodas de conversa e festivais como o Black in Fundão. A reunião dos discentes e seus coletivos também almeja a inclusão de disciplinas relacionadas às temáticas étnico-raciais e de cultura africana nos cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*