Cláudio Guimarães

claudio guimaraesEx-aluno do Instituto Nacional de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o violonista, guitarrista e compositor Claudio Guimarães, iniciou sua formação musical na Pró-Arte do Rio de Janeiro, no Instituto Villa-Lobos da Fefierj (atual Unirio) e na Berklee College of Music, aperfeiçoando-se em arranjo e composição. Atua profissionalmente desde 1972.

Acompanhou vários artistas, cantores e instrumentistas: Nivaldo Ornelas, Paulo Moura, Sidney Muller, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Jane Duboc, Luizão Maia e Banda Banzai, Raul Mascarenhas, Raul de Souza, Guilherme Vergueiro, família Caymmi e Boca Livre, entre outros.

Participou de gravações em estúdio com Gonzaguinha, Marcos Valle, Joyce, Edu Lobo, Don Cherry, Nana Vasconcelos, Jon Hassel, Nelson Ângelo, Luiz Alves e Dori Caymmi entre outros.

Gravou seu trabalho solo em 2 CDs:
Meu irmão toca da Sinfônica (1981), premiado pela APID (Associação dos Produtores Independentes de Discos) com o troféu Chiquinha Gonzaga (1983) e relançado em 1996.
Se demorar eu espero (1991).

Participou em 1987 do projeto “Ahora Brasil” em Madrid, Barcelona, Bilbao e Pamplona (Carlos Lyra, Toquinho, Nana Caymmi e Caetano Veloso); do Free Jazz Festival em 1987 (Guilherme Vergueiro Quinteto) e 1989 (Nana Caymmi Quarteto); do Rio Show Festival de 1991 (Família Caymmi e família Jobim), do São Paulo Show Festival de 1992 (Nana Caymmi e Ivan Lins), da gravação ao vivo do Show da Terra (Nivaldo Ornellas Quinteto e Wagner Tiso & Cello Ensemble).

Em 1995 , juntamente com seu irmão, o flautista Paulo Guimarães, cria o selo musical Combo Music direcionado..a música instrumental além de se dedicar à finalização de áudio (pré-mastering), juntamente com a produção independente de CD’s.

CATÁLOGO COMBO MUSIC:

“Meu irmão toca na Sinfônica” (C-01811) Claudio Guimarães
“Se demorar eu espero” (C-01912) Claudio Guimarães
“Fernando Martins Trio” (C-02961) Fernando Martins
“Tão perto, tão longe” (C-03981) Pedrinho Amui
“Cateretê” (C-040001) Nelson Ângelo (Combo/Nac), licenciado nos EUA para o selo Adventure Music.
“Burgos de Mauá” (C-05001) Marcus Llerena
“Tocando Victor Assis Brasil” (C-06001) Luiz Avellar, Nico Assumpção e Kiko Freitas

Em 1997, convidado pelo pianista brasileiro Marinho Boffa, inaugurou a série Conciertos Chileno-brasileños na Escuela Moderna de Santiago, se apresentando com Marinho Boffa (piano), Pablo Lecaros (baixo) e Alejandro Espinoza (bateria).
No final do ano, participou como artista convidado do 8º Festival Internacional El Hatillo em Caracas, Venezuela, com Beth Bruno, Teco Cardoso, Fernando Moraes, Sizão Machado e Ricardo Costa.

Trabalhou no projeto “Tom da Mata”, digitalizando e formatando as partituras do livro “Cancioneiro da Mata Atlântica”. Integrou a equipe de colaboradores do Instituto Jobim, que transcreveu as partituras remanescentes da obra completa do maestro Antonio Carlos Jobim.

Atualmente produz e trabalha no seu estúdio de finalização (mixagem, masterização, edição e sincronização).

Projetos mais recentes:
CD “Caleidoscópio” – Henrique Band (edição e masterizaçao)
DVD “50 anos de Bossa Nova” – Roberto Menescal – Albatroz (masterização)
CD “Versões em Bossa” – vários – Albatroz (masterização)
CD “é melhor ser alegre que ser triste” – Maria Creuza interpreta Baden Powell – Albatroz (masterização)
CD “Standards em Bossa 4” – Cecilia Dale – Albatroz (masterização)
CDs (1 e 2) “Solo – Ao Vivo” – Toninho Horta – Terra dos Pássaros (edição e masterização)
CD “Juá” – Juarez Moreira – Independente (mixagem e masterização)
CD “Uma tarde com Bud Shank e João Donato” – Bud Shank e João Donato – Biscoito Fino (edição e masterização)
CD “Um trem para o sonho-canções e arranjos de Nivaldo Ornelas” – Margareth Reali – Independente (gravação,mixagem e masterização)
CD “Kandagawa” – Kay Lyra – Independente (gravação,mixagem e masterização)
CDs (1 e 2) “Um Som Imaginário, 60 anos de carreira” – Wagner Tiso – Dubas (edição, mixagem e masterização)
DVD “Um Som Imaginário, 60 anos de carreira” – Wagner Tiso – Dubas (edição, mixagem 2.0 e 5.1)

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*