O sururu é um fruto do mar muito parecido com a ostra. Por ser muito comum no Nordeste, ele originou algumas receitas por lá. O caldinho de sururu é a mais famosa e a receita dessa delícia você confere aqui no Portal Brasil Cultura.
O sururu é um animal do grupo dos moluscos. É parecido com um mexilhão (marisco) de tamanho pequeno e, como ele, também é bivalve — isto é, seu corpo mole fica protegido por duas conchas que se fecham.
Existem dois tipos de sururu: os das pedras, maiores, de coloração rosada, que ficam agarrados às pedras no mar; e os sururus de manguezais, que são menores e mais escuros.
O sururu é muito conhecido nos estados do Nordeste do Brasil, onde é apreciado em pratos típicos, como o caldo de sururu, feito com azeite de dendê e leite de coco. Já no Espírito Santo, na região Sudeste, é utilizado em moquecas.
INGREDIENTES
2 cebolas picadas
1 colher (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de cachaça
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
3 galhos de salsinha
2 galhos de coentro
3 dentes de alho
3 xícaras (chá) de água
300 g de sururu
2 colheres (sopa) de azeite
1 talo de salsão picado
2 tomates
1 pimenta-malagueta picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de coentro picado
200 ml de leite de coco
1 colher (chá) de azeite de dendê
sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Separe e pique todos os ingredientes pedidos na receita.
- Numa frigideira grande, leve o óleo ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, junte 1 cebola picada e refogue, mexendo sempre, por 3 minutos ou até a cebola ficar transparente.
- Junte a cachaça, o cravo, a folha de louro, os galhos de salsinha e de coentro, 1 dente de alho picado e a água.
- Quando ferver, acrescente o sururu e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire o sururu do líquido com uma escumadeira. Reserve.
- Em fogo baixo, deixe o caldo reduzir por 20 minutos. Retire do fogo e reserve.
- Com uma faca, faça um corte em X na base de cada tomate. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.
- Corte os tomates ao meio, horizontalmente. Com o dedo indicador, retire as sementes e o suco que as envolve. Não enxágüe os tomates, pois a água leva parte do sabor embora. Pique-os em cubinhos. Reserve.
- Numa frigideira grande, leve o azeite de oliva ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, junte o restante da cebola picada e refogue por 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente o alho restante e refogue por mais 1 minuto.
- Junte o salsão, o tomate picado, a pimenta malagueta e refogue por 10 minutos em fogo baixo, mexendo sempre.
- Acrescente o caldo do cozimento do sururu ao refogado de tomates. Misture bem.
- Junte a carne de sururu, a salsinha picada, o coentro picado, o leite de coco e o azeite de dendê ao caldo e misture. Deixe aquecer, ajuste os temperos e sirva a seguir.
Faça um comentário