Última coleção digital de acervos e figurinos históricos do CPT apresenta espetáculo baseado no romance de Lima Barreto
A partir de 05 de dezembro de 2024, quinta-feira, o espetáculo teatral Policarpo Quaresma passa a integrar as Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC, projeto realizado pelo Sesc Memórias na plataforma Sesc Digital.
Fotos dos figurinos, feitas por Bob Sousa, após trabalho de higienização e reparos dos itens realizado pelo Sesc Memórias, fazem parte deste conjunto. Além disso, o conteúdo da 24ª Coleção contempla fotos de cena, programa do espetáculo, vídeos e textos.
Inspirado no livro Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto (1881-1922), o espetáculo estreou em 26 de março de 2010 no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação. Ele encerra a Trilogia Carioca, do CPT (Centro de Pesquisa Teatral) e Grupo Macunaíma. Foi antecedido por A Falecida Vapt-Vupt, versão para a peça de Nelson Rodrigues, e Lamartine Babo, musical em homenagem ao compositor, ambos de 2009. As três peças têm como cenário o Rio de Janeiro, e seus personagens acompanham as transformações sociais e políticas do momento.
O texto traz a história do herói ufanista Policarpo Quaresma, funcionário público do final do império e nacionalista convicto, obcecado pelas brasilidades. O Major Quaresma é a caricatura de um patriota ingênuo. Através dele, o romancista põe ante nós o lado cândido e sincero que o patriotismo pode ter, bem como o seu lado meio alienado. É uma caricatura quixotesca: para ser muito bom e muito puro é preciso ser muito maluco, numa sociedade de corruptos de um país sem projeto. Em Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto põe em confronto duas noções que o desagradavam: a de Pátria (patriotismo) e a de Ditadura. Lee Taylor, ator que também foi professor no CPT, encarna Policarpo Quaresma nesta adaptação dirigida por Antunes Filho.
Os figurinos são assinados por Rosângela Ribeiro e podem ser vistos em detalhes na nova coleção da plataforma Sesc.digital, com exposição virtual a partir dos registros feitos pelo fotógrafo Bob Sousa.
Serviço
Policarpo Quaresma
A partir de 05 de dezembro de 2024
[Disponível na plataforma Sesc Digital]
Faça um comentário