O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/AL promove o Seminário Discutindo o Forte Bass: história, arqueologia e restauração, que acontece no dia 21 de fevereiro, no auditório da Casa do Patrimônio de Maceió. O encontro tem como objetivo apresentar para comunidade a trajetória da pesquisa histórica, escavação arqueológica e restauração do fortim da Ilha do Guedes, em Porto Calvo. Serão disponibilizadas 40 vagas para o público, que pode solicitar pelo e-mail: iphan-al@iphan.gov.br. Todos os participantes receberão certificado com carga horária de 8h.
O evento conta com a participação dos pesquisadores Marcos Albuquerque, coordenador do laboratório de Arqueologia da UFPE; Levy Pereira, pesquisador especialista em cartografia; Benjamin Teensma, historiador da Universidade de Leiden; Flávio Calippo, diretor do Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN; e Adler Fonseca, historiador do IPHAN/RJ.
No contexto desse seminário, também será debatido o tema da ocupação holandesa durante o século 17, no norte de Alagoas. Além disso, o historiador Teensma irá apresentar novos documentos históricos sobre o cerco e a conquista de Porto Calvo, recentemente descobertos nos arquivos da Holanda.
O pequeno forte foi identificado durante a execução do projeto de pesquisa sobre a ocupação holandesa na bacia do rio Manguaba. A pesquisa arqueológica revelou que o fortim encontrado é o mais íntegro do período holandês no Brasil.
Casa do Patrimônio de Maceió | – AL
21/02/2018 – 09h00 às 17h00
Endereço: Rua Sá e Albuquerque 157
Telefone: (82) 3221-6073
Inscrição: Entrada Franca
Na ocasião, o historiador Benjamin Teensma apresentará registros inéditos sobre a conquista de Porto Calvo em 1937, recentemente descobertos nos arquivos da Holanda
Serviço:
Seminário Discutindo o Forte Bass: história, arqueologia e restauração
Data: 21 de fevereiro de 2017
Horário: 9h
Local: Casa do Patrimônio de Maceió
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação IphanAL
comunicacao@iphan.gov.br
Raphael von Sohsten – raphael.lima@iphan.gov.br
(82) 3221-6073- 3221-3383
(82) 99954-4394
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr
Faça um comentário