O Selo de Responsabilidade Cultural, instituído há quatro anos por lei, com
realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, chega a 2007 com o dobro de empresas e prefeituras inscritas em relação à edição anterior.
Organizações públicas e privadas que reconhecem e apostam no potencial cultural cearense participaram e concorrem aos prêmios de destaque e o próprio Selo, que marca o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas mesmas no setor.
Para participar, o importante é o investimento na identidade cultural do nosso estado. Empresas privadas de pequeno, médio e grande porte, empresas públicas e ONGs, inclusive as organizações com CNPJ de fora; concorrem ao
Selo de Responsabilidade Cultural todos os inscritos que trabalham para a
promoção da diversidade cultural cearense.
Inscrições: Incentivo à cultura
Nesse ano, inscreveram-se 78 organizações, dentre elas 32 empresas, que se encaixam em uma das três categorias: Empresarial privada – para empresas de direito privado com fins econômicos; Empresarial pública – para empresas de economia mista, fundações, autarquias e outras organizações de direito público de administração indireta sem fins econômicos; e Institucional – para organizações de direito privado sem fins econômicos, incluindo organizações sociais e organizações não governamentais.
O número de inscritos, entretanto, cresceu principalmente na categoria Governamental, que engloba órgãos da administração direta dos municípios e
Prefeituras Municipais do Ceará. Em 2006, essa categoria recebeu cinco
inscrições quando, este ano, 46 formulários preenchidos, firmando o Selo
como marca oficial de organizações que acreditam na cultura.
Selo de Responsabilidade Social e Prêmios
Como nos anos anteriores, a Secult premia as nove empresas que se destacaram no segmento de investimentos culturais. Serão outorgados 06 Selos Maiores Apoiadores em Responsabilidade Cultural pelas categorias das candidatas – Empresarial Privada (uma para cada subcategoria de porte: micro e pequena, média e qrande empresa), Empresarial Pública, Institucional e Governamental.
Além destes, em suas respectivas categorias, três outros selos serão concedidos como reconhecimento às organizações que demonstrem contribuição de elevada relevância ao desenvolvimento da cultura cearense, levando em conta todas as organizações inscritas: Categoria DIAMANTE, a categorias, no âmbito do estado como um todo, Categoria DESTAQUE, ser concedido àquela de contribuição mais significativa, em qualquer das compreendendo duas outorgas, Destaque Interior e Destaque Empreendedora.
Diferente dos outros anos, a Secult concede o Selo de Responsabilidade
Cultural Apoiadora às empresas que obtiverem a partir de 70 pontos, inscrita
em qualquer categoria.
A Comissão é composta por cinco membros, sendo dois participantes do
Conselho Estadual da Cultura, dois representantes da Secult e um
representante do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa
(Sebrae).
As organizações vencedoras têm, até a próxima edição, o direito de utilizar
o Selo em materiais institucionais, promocionais, embalagens, entre outros
produtos. Em contrapartida, o Governo do Estado produz materiais institucionais (vídeos, folders, banners e exposições) para divulgação das
premiadas e seus projetos culturais.
Cerimônia de premiação no mês da cultura
O encerramento acontece em novembro, o mês da cultura, momento ideal para selar a construção do relacionamento entre as organizações e a cultura
cearense. Este ano, a premiação será no dia 29, no Theatro José de Alencar,
às 20h, com a entrega de certificados para as nove empresas escolhidas.
Realização
O Selo de Responsabilidade Cultural é uma marca instituída pelo Governo do
Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, por meio da Lei 13.426, de 30/12/2003, como forma de reconhecimento público de empresas que apóiam o desenvolvimento de ações culturais no Estado.
SERVIÇO
Selo de Responsabilidade Cultural – A solenidade de premiação da quarta
edição será no dia 29 de novembro, no Theatro José de Alencar, às 20 horas,
com a entrega de certificados para as nove empresas escolhidas. Mais
informações: (85) 3101.1669 ou selo@secult.ce.gov.br