O Cimples Ócio em Curitiba abre suas portas para contar e mostrar, com a participação especial de Humberto Araujo/RJ em homenagem a dupla Zé da Velha e Silvério Pontes, o Samba e o Choro. No mundo da musica brasileira há mais de 70 gêneros musicais com seus regionalismos e particularidades. Há Gêneros se confundindo com danças, com festas religiosas, etc. A Música do Brasil reflete a diversificada cultura da nação. Alguns dos gêneros musicais populares de origem brasileira mais conhecidos são principalmente: o Samba, e o Choro.
O samba é caracterizado por uma seção de ritmo contendo a marcação, geralmente surdo ou tantan, o `coração do samba’; e seu núcleo mais importante é geralmente reconhecido como cavaco e pandeiro. O cavaquinho é a conexão entre a secção de harmonia e a secção de ritmo, e costuma ser reconhecido como um dos instrumentos harmônicos mais percussivos existentes; sua presença, via de regra, diferencia o verdadeiro samba de variações mais suaves como a Bossa Nova (embora haja algumas gravações de samba que não usem o cavaco, e.g. de Chico Buarque). O pandeiro é o instrumento percussivo mais presente, aquele cuja batida é a mais completa. Um violão está sempre presente, e a maneira de tocar violão no samba popularizou o violão de 7 cordas, por causa das sofisticadas linhas de contraponto utilizadas no gênero nas cordas mais graves. As letras falam basicamente de qualquer coisa, já que o samba é o ritmo nacional brasileiro.
O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado. O conjunto regional é geralmente formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo.
Neste sábado, dia 16 de Abril, tem Roda de Samba e Choro + vídeos históricos dos dois gêneros no Cimples Ócio.
Participação especial de Humberto Araujo/RJ.
Homenagem a dupla Zé da Velha e Silvério Pontes (RJ).
– 25 anos de música – a menor big band do mundo, que estarão presentes.
sambas, choros, maxixes.
Ingressos R$ 15,00 – estudantes R$ 10,00
VENHA COMEMORAR a boa música.
Rua Miguel Jorge Nasser, 206 – Tingui – Curitiba PR
Cimples.ocio@gmail.com / 041 3209-8802 / 9931-7820
Humberto Araujo:
Zé Da Velha e Silvério Pontes:
Luquinha – cavaquinho – dia 16/04
– Cimples Ócio
Rua Miguel Jorge Nasser, 206 – Bacacheri/Tingui – Curitiba – Paraná
Tel: 041 3209-8802 / 9931-7820
Faça um comentário