Revista ilustrada Fon Fon

 

Revista ilustrada semanal fundada por Jorge Schmidt na cidade do Rio de Janeiro

em 13 de abril de 1907, e extinta em agosto de 1958.

Jorge Schmidt, que também era editor-proprietário das revistas Kosmos e Careta, fundou a

Fon Fon porque queria uma publicação mais ligeira e rentável que a Kosmos, periódico

luxuoso e caro. De início, intelectuais como como Gonzaga Duque, Lima Campos e Mário

Pederneiras, identificados com o “clima simbolista”, deram direção à revista. Seus

ilustradores eram os renomados Raul Pederneiras, Kalixto e J. Carlos.

O nome do semanário – onomatopeia do som da buzina dos automóveis – foi criação do

cartunista e poeta Emílio de Meneses. Quando fundada, a revista tinha como personagem

principal um chofer chamado Fon Fon, o que reforçava a idéia de uma publicação

fortemente identificada com os valores da modernidade. A presença marcante de

fotografias, charges e caricaturas coloridas, e o recurso às técnicas de ilustração, litografia e

xilogravura traduziam visualmente essa identificação. Em seu editorial de lançamento, Fon

Fon apresentou-se como um semanário alegre, político, crítico e esfusiante. Leve, desejava

fazer rir e alegrar seus leitores com pilhérias finas e troças educadas.

O repertório temático de Fon Fon incluía os costumes e o cotidiano carioca; crítica de arte,

teatral e cinematográfica; literatura, partituras, cinema, atualidades; sátira política, crônica

social; jogos, charadas, curiosidades; concursos e colunismo social. Trazia flagrantes em

fotos de nomes do jet set carioca, políticos, artistas e jornalistas brasileiros e internacionais.

Oferecia aos seus leitores, ainda, as mais recentes novidades do estrangeiro sobre moda e

comportamento.

Em 1915 a Fon Fon mudou de proprietário e direção. Sérgio Silva passou a editorproprietário e assim se manteve até o último número. A Mário Perderneiras, que havia

ficado sozinho na direção da revista, juntaram-se Álvaro Moreira (como diretor), Hermes

Fontes, Olegário Mariano, Felipe d’Oliveira, Homero Prates, Rodrigo Otávio Filho, Ronald

de Carvalho, Paulo Godói, Rui Pinheiro Guimarães e Ribeiro Couto. A revista contou

também com a colaboração de Gustavo Barroso, Mario Sette, Oscar D’Alva, Mario Poppe e

Bastos Portela. A ilustração passou às mãos de Correia Dias, com eventuais colaborações

de outros artistas, como Di Cavalcanti e Fabian. Nesse período se oberva na Fon Fon uma

identificação com a atmosfeta do movimento modernista, tendência que se acentuou na

década de 1920.

 

Se até os anos de 1930 havia na revista um espaço significativo para sátira política e

crônica social, a partir de então esse tom perdeu força, cedendo lugar à figura feminina e à

divulgação de modelos de comportamento, beleza, elegância e luxo. Seções como

Culinária de bom gosto, Conselhos às mães, Páginas do lar e Como ser bela e moldes

para roupas passaram a conviver com a literatura e as notícias do cotidiano, assim como a

ilustração perdeu espaço para a fotografia. A partir da Era Vargas, portanto, houve um

investimento da publicação em um temário relacionado à afirmação de papéis ideais para a

mulher. Nota-se também a intensificação do uso de material (fotografias, textos

informativos etc.) sobre a infância, sempre de conteúdo disciplinador.

Com a entrada no Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, boa parte dos textos passou

a enfatizar o orgulho nacional, o espírito patriótico e guerreio do brasileiro. Nesse período a

tentativa de mudança no direcionamento de conteúdo fez com que Fon Fon se aproximasse

do gênero do foto-jornalismo de atualidades.

O último número da Fon Fon foi publicado em agosto de 1958, pouco tempo depois da

morte de Getúlio Vargas, que encerrou a viabilidade de um projeto nacional ao qual à

revista esteve ligada, ainda que informalmente, como indicaram Gottardi e Naher.

Carolina Vianna Dantas

FONTES: BASSANEZI, C. Revendo; BRITES, O. Crianças; Fon Fon; GOMES, A.

Essa; GOTTARDI, A; NAHES, S. Revista Fon-Fon; LINS, V. Poesia; OLIVEIRA,

  1. Vênus; SILVA, M. Caricata; SODRÉ, N. História.
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