Sendo original da Síria e do Líbano (terra de meus avós), o chancliche também é conhecido como shanklish, shanklees, sorke ou surke. A principal característica dele é o feitio de bolinhas, que são mais comumente roladas no Zaatar (ou Zahatar), uma mistura de ervas, em que a mais abundante costuma ser o tomilho ou o orégano. As bolinhas podem ser consumidas puras, como petiscos, ou acompanhando pães e outros, como fazemos com os queijos. Elas também podem ser misturadas ao azeite, cebola e outros temperos e usadas como patê assim como fazia minha mãe Fádua, tia da Jurema Amoi Mafuz minha prima que gentilmente enviou essa receita que passamos via Brasil Cultura.
O Chancliche é ótimo para servir de entrada ao receber amigos e parentes. Como é muito fácil de preparar passa a ser uma solução deliciosa e que surpreende pra quem já vai pra cozinha fazer o jantar, por exemplo.
INGREDIENTES
1/2 kg de ricota,
1/2 xícara de chá de azeite,
3 colher de Zaatar,
sal,
pimenta siria,
pimenta branca à gosto.
1 colher de pimenta calabresa seca.
MODO DE PREPARO
Amasse bem a ricota com azeite até que fique firme, adicione os temperos e amasse bem. Passe azeite nas mãos e faça bolinhas achatando um pouco e cubra com a cobertura de sua preferência. Depois embrulhe bem e coloque na geladeira.
Opções de coberturas: zaatar , oregano, pimenta calabresa, gergelim torrado.
Se não tiver pimenta siria coloque um pouco de pimenta do reino e um pouco de canela em pó.
ZAATAR CASEIRO
6 colheres de oregano,
4 colheres de tomilho,
1 1/2 de Sumagre, (O sumagre é uma especiaria muito usada no Oriente Médio para dar acidez aos pratos. Seu sabor é frutado mas muito suave, é pouco aromático).
1 colher de pimenta Jamaica ( pode ser em pó),
1/4 de xícara de gergelim tostado.
Bata tudo no liquidificador coloque no pote e misture o gergelim.
Faça um comentário