De origem indígena, a pamonha é saboreada em todo o Brasil. No Norte e Nordeste usa-se mais a pamonha salgada. Já no Sul, no Sudeste prevalece a pamonha doce. O Portal Brasil Cultura preparou uma deliciosa receita para você testar seus dotes culinários.
Categoria da Receita:
Doces
Dificuldade de Preparo da Receita:
média
Temperatura da Receita:
quente
Rendimento da Receita:
14 unidades
Tempo de preparo da Receita:
1 h e 30 min
Ingredientes
• 12 espigas médias de milho verde bem novo
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• ½ lata de leite
• 1 lata de leite condensado
Preparo da Receita
Corte a base das espigas e descasque o milho. Limpe e lave as espigas e as folhas. Rale as espigas bem rente aos sabugos. Bata o milho ralado no liqüidificador com o Leite Condensado, o açúcar e o leite. Reserve. Afervente rapidamente as folhas do milho em uma panela funda para amolecerem. Separe as menores e desfie formando tiras estreitas. Segure a folha no sentido do comprimento e faça duas dobras sobrepostas. Dobre ao meio, unindo as extremidades abertas. Segure o pacote pela extremidade e encha-o com o creme de milho, deixando bastante espaço vazio na borda. Feche o pacote, amarrando com a tira reservada. Cozinhe em água fervente, até que a palha amarele e as pamonhas fiquem firmes. Retire da água e escorra. Sirva quente ou fria.
Dica para esta receita-
Para fazer os pacotes é importante que as espigas estejam intactas, totalmente revestidas pela palha.
– Se preferir, ao invés de ralar as espigas, corte o milho rente ao sabugo e prossiga com a receita.
– Para um preparo mais simples, despeje a pamonha em um recipiente refratário médio e asse em banho-maria em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora ou até dourar.
– Os ingredientes da pamonha variam conforme a região do país. Pode-se, por exemplo, acrescentar 1 colher (chá) de canela em pó ao creme da pamonha; ou substituir o leite por leite de coco; ou, ainda, acrescentar coco fresco ralado.
Faça um comentário