Projeto Feito em Casa promove 32 oficinas de arte on-line e gratuitas durante o mês de março

Lançamento de cada um dos quatro módulos de videoaulas será semanal

São Paulo, março de 2023 – No dia 6 de março estreia o projeto Feito em Casa, que tem como objetivo incentivar o fazer artístico por meio da realização de 32 oficinas de arte on-line, gratuitas, inspiradas no movimento “faça você mesmo” e na artesania brasileira. Além disso, a iniciativa busca incentivar a economia criativa e circular a partir de videoaulas que propõem transformar hábitos pessoais e utilizar materiais simples e de fácil acesso, presentes no nosso cotidiano, para a realização das atividades.

Ao longo de quatro módulos, compostos por oito oficinas cada, os participantes terão um panorama dinâmico e variado da produção visual e artesanal, construído sobre eixos contemporâneos, como a ludicidade e o ambientalismo, sem perder contato com a tradição expressa nas linguagens artísticas e práticas artesanais.

O Módulo 1 do Feito em Casa baseia-se em “Arte e Expressão”, e as oficinas estarão disponíveis no site do projeto e no YouTube da Muda Cultural, produtora responsável pela realização, a partir da data de lançamento. Este primeiro módulo aborda as linguagens tradicionais das artes visuais de modo dinâmico e prático, dando prioridade a produções plásticas. Confira as temáticas e os oficineiros responsáveis por ministrar as aulas:

Os próximos três módulos serão lançados ao longo do mês de março, sempre às segundas-feiras, nos dias 13, 20 e 27 de março, respectivamente. Confira no site a programação completa e o tema de todas as oficinas. Todos os detalhes serão compartilhados também no Instagram e Facebook da Muda Cultural.

Para amplificar o alcance do Feito em Casa, serão firmadas parcerias com instituições de ensino em diversas cidades em que serão trabalhados semanalmente os temas e conteúdo das oficinas em formato de lives e monitorias ao longo de oito meses através do Google Classroom.

Incentivo à Cultura

A curadoria das oficinas é feita pelo coletivo Zebra5 e a realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução. Todo o projeto Feito em Casa, por sua vez, é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da BASF.

Para a escolha das oficinas, foram levados em conta a diversidade de propostas, a ênfase no conceito de experiência, potência estética e a acessibilidade de materiais. “Para a seleção dos profissionais que ministram as videoaulas, priorizamos o conceito norteador de diversidade, seja de gênero, de etnias, de procedências e de formações, contemplando desde autodidatas até doutorandos, mas igualmente atentos às excelências artística, técnica e pedagógica”, complementa Alberto Duvivier, arte-educador do Zebra5.

Como contrapartida social, o Feito em Casa realizará 11 workshops de formação para docentes da rede pública de instituições do estado de São Paulo ao longo do ano. Alguns deles terão inscrições abertas ao público. O objetivo dos encontros é discutir a importância das artes visuais e do artesanato no ensino de arte, elaborar projetos com materiais usuais, de fácil acesso, oferecer uma experiência direta com a prática artística e com a construção de forma individual e coletiva dos possíveis desdobramentos a serem realizados em sala de aula.

Para Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural, produtora responsável pela realização do Feito em Casa, o projeto oferece ao público a possibilidade de conexões, preferências e relações mais diversificadas, e, portanto, mais ricas. “A padronização da estrutura dos vídeos, por outro lado, cria a unidade entre as diversas aulas, configurando unidade ao projeto”, finaliza.

Serviço – Projeto Feito em Casa – Oficinas do Módulo 1 – Arte e Expressão

Data: segunda-feira, 6 de março de 2023

Acesso: gratuito através do site e do YouTube da Muda Cultural 

Mais informações: feitoemcasa@mudacultural.com.br

Informações para imprensa: Camila Nascimento | KRP Comunicação – krpcomunica@gmail.com

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações no site da BASF.

Sobre o Zebra5

O Zebra5 é um coletivo de artistas-educadores que acredita no jogo como um valioso elemento do aprendizado estético. Atua em instituições culturais e educacionais, com propostas relacionadas aos universos lúdico e artístico, em geral com foco nas artes visuais, teatro, literatura ou educação ambiental.

Com atividades e contextos diversificados, trabalha com formação de educadores e equipes, elabora propostas para exposições, jogos com conteúdo artístico, materiais gráficos educativos ou outros projetos que envolvam jogo, arte e educação.

Sobre a Muda Cultural

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite o site da empresa.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*