Homenagem aos 90 anos de Hermeto Pascoal reúne música instrumental, choro e atividades formativas gratuitas em julho e agosto no litoral paulista.
O litoral norte de São Paulo recebe, entre julho e agosto, o projeto Chora Hermeto, uma homenagem à obra do compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, que completaria 90 anos em 2026. Com entrada gratuita, a iniciativa promove apresentações em Ilhabela e Ubatuba, além de oficinas e atividades educativas voltadas à comunidade.
Idealizado pelo Duo Agreste, formado pelos músicos Dani Bruder e Sá Reston, o espetáculo revisita a chamada Música Universal de Hermeto a partir da linguagem do choro, gênero considerado um dos pilares da música instrumental brasileira.
O repertório reúne composições conhecidas do artista, como Chorinho pra Ele, Sorrindo, Rebuliço e Desencontro Certo, interpretadas por Dani Bruder (voz), Sá Reston (baixo e piano), André Marques (piano) e pela multi-instrumentista Carol Panesi, convidada especial do projeto.
Além dos concertos, a programação inclui oficinas para músicos e estudantes, workshops em escolas públicas e apresentações didáticas, com o objetivo de ampliar o acesso à música instrumental brasileira e apresentar o universo criativo desenvolvido por Hermeto Pascoal.
O projeto é realizado com recursos do Fomento Cult SP – ProAC Editais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Agenda de shows do projeto Chora Hermeto
- Ilhabela
Data: 26 de julho (domingo)
Horário: 20h30
Local: Race Village (53ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela)
Endereço: Rua da Padroeira, 174 – Vila (Centro Histórico) - Ubatuba
Data: 1º de agosto (sábado)
Horário: 20h
Local: Concha Acústica da Fundação Projeto Tamar
Endereço: Rua Antônio Atanázio, 273 – Jardim Paula Nobre
Todas as atividades são gratuitas. Além dos shows, o público poderá acompanhar ações formativas voltadas à valorização da música instrumental brasileira e da obra de Hermeto Pascoal, um dos principais nomes da música contemporânea do país.
Faça um comentário