O Prêmio Vivaleitura estará recebendo inscrições até o dia 15 de junho. Iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a premiação é de abragência nacional.
Os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; e pessoas físicas, universidades e instituições da sociedade que desenvolvam projetos na área da leitura. Em cada categoria, os vencedores receberão um prêmio de R$ 25 mil.
As inscrições podem ser feitas no site www.premiovivaleitura.org.br.
PNLL
Encerrada a primeira etapa da Consulta Pública sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) – quando foram enviadas mais de uma centena de contribuições vindas de diversos setores da sociedade -, o MinC e o MEC continuam abertos para receber opiniões e sugestões.
As propostas estão agrupadas em quatro eixos estratégicos, que constituem o próprio PNLL: Democratização do acesso, Fomento à leitura e formação, Valorização da leitura e comunicação, e Apoio à economia do livro. Após análise, uma equipe técnica faz o encaminhamento e a integralização das propostas ao plano. Para participar, é necessário preencher o formulário com todas as informações solicitadas. Eventos, projetos ou programas também podem ser cadastrados no Portal do PNLL (www.pnll.gov.br).