Em 28 de junho de 1846, um belga fabricante de instrumentos musicais recebeu a patente do saxofone. O mestre Adolphe Sax sentia falta de bons instrumentos de sopro de timbre agudo. Por isso, se dedicou a criar um instrumento que tivesse essa sonoridade.
Apresentação Dilson Santa Fé
ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA
Biografia
Adolphe Sax
Adolphe Sax nasceu em Dinant, Bélgica. O pai, Charles-Joseph Sax, também era construtor de instrumentos. Cedo, Adolphe começou a construir os seus instrumentos.
Quando deixou a escola, Sax começou as experiências para descobrir novos instrumentos. A sua primeira invenção importante foi um melhoramento no clarinete baixo, que patenteou com apenas 20 anos de idade
Em 1840, inventou o saxofone. Em 1841, Sax mudou-se para Paris, onde continuou a trabalhar na construção e invenção de instrumentos.
A sua invenção mais famosa foi o saxofone, destinada a ser usado nas bandas militares. O instrumento tem o corpo metálico com uma palheta de madeira, semelhante ao clarinete.
O compositor Hector Berlioz escreveu aprovando o novo instrumento em 1842, mas Sax apenas patenteou o instrumento em 1846, depois de desenhar e construir toda a família de saxofones (do soprano ao contrabaixo).
A partir de 1867, Sax foi professor do conservatório de Paris.
Morreu em 1894 em Paris e está enterrado na seção 5 do cemitério de Montmartre.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.
Faça um comentário