MPB4 solta a voz na CAIXA

O grupo vocal carioca em show de boleros na capital paranaense. O consagrado grupo MPB4 se apresenta na CAIXA Cultural, de 11 a 14 de agosto. Os shows trazem boleros versados para o português e músicas importantes na história do grupo vocal, faixas inéditas ou rearranjadas para a apresentação.

Grandes compositores foram convidados pelo MPB4 para atualizar grandes clássicos do bolero como: Zélia Duncan, Fernando Brant, Caetano Veloso e Paulo César Pinheiro, entre outros. Os arranjos vocais estão modernos, calçados em harmonias atualizadas e requintadas, privilegiando a sonoridade presente nos diversos tipos de violões, como o de 7 cordas, o requinto e a viola de 12 cordas.

O público poderá curtir canções como “Cálice” (Chico Buarque e Gilberto Gil); “Conversa com o Coração” (Guinga e Paulo César Pinheiro); “Todos os Palcos” (Miltinho e Magro); “Labirinto” (Guilherme Arantes); e “Festa da Firma” (Dalmo Medeiros), além das músicas, o show conta com a adaptação de um texto de Luis Fernando Veríssimo, que trata da ressaca do exagero de bebidas.

MPB4

Criado em 1962, o MPB4 iniciou com a formação do trio: Ruy, Aquiles e Miltinho, se tornando um quarteto com a chegada de Magro Waghabi, atualmente conta com a presença de Dalmo Medeiros no lugar de Ruy.

Com quase 45 anos de carreira, o grupo possui mais de trinta álbuns gravados com músicas de novos compositores e de grandes nomes, como Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Ivan Lins, Djavan, Noel Rosa, Aldir Blanc, Edu Lobo e muitos outros. O MPB4 foi contemplado, três vezes, com o Prêmio Sharp na categoria de melhor conjunto (1987, 1989 e 1995).

O trabalho do grupo fez parte de toda uma geração, transformando algumas de suas interpretações em marcos da música brasileira contemporânea. Desde os anos 1960, o quarteto esteve presente em todos os movimentos culturais e políticos, enfrentando com sua voz a censura e a repressão política.

A presença de textos no show faz parte da história do MPB4, sendo que alguns deles não puderam ser exibidos para o público, devido à censura. O show “MPB4 na República do Peru”, escrito em parceria com Chico Buarque e Antônio Pedro, e “MPB4 no País das Maravilhas”, com texto de Carlos Eduardo Novaes, foram vetados, sendo este último proibido na íntegra, pela Censura Federal. O show “Amigo É Pra Essas Coisas” em 1989, contou com um texto de Luís Fernando Veríssimo, assim como as apresentações da CAIXA Cultural.

Ficha Técnica

MPB4

· Dalmo (voz e percussão)

· Miltinho (voz e violão)

· Aquiles (voz e percussão)

· Magro Waghabi (diretor musical, arranjador, voz, teclado e percussão)

Músicos

· Marcos Feijão (bateria e percussão)

· Pedro Reis (violão, guitarra e bandolim)

· João Márcio Macedo (baixo)

Serviço

Música: MPB4

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 11 a 14 de agosto

Hora: de quinta-feira a sábado, às 21h e domingo, às 19h e 21h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 begin_of_the_skype_highlighting (41) 2118-5111 end_of_the_skype_highlighting (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Caixa Econômica Federal

Assessoria de Imprensa – CAIXA Cultural

(41) 3544-5640 begin_of_the_skype_highlighting (41) 3544-5640 end_of_the_skype_highlighting

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*