Lista está disponível no site do MinC e instituições podem recorrer até o dia 27/10
Ministério da Cultura (MinC) divulgou o resultado preliminar do Edital Prêmio Pontos de Leitura 2023. Trezentos projetos serão selecionados entre as 810 propostas de ações culturais de base comunitária voltadas à promoção do livro e leitura foram inscritas. O edital, promovido pela Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI), destinará R$ 9 milhões, sendo R$ 30 mil para cada biblioteca comunitária escolhida.
A lista com o resultado preliminar das ações selecionadas pode ser acessada no Portal do MinC. Ao todo, 617 candidaturas foram classificada. Recursos podem ser enviados até o dia 27, um prazo de três dias úteis, contados da divulgação do resultado, enviando e-mail para premiopontosdeleitura2023@cultura.gov.br, por meio do Formulário de Recurso, devidamente identificado no assunto com: Recurso de Classificação Prêmio Pontos de Leitura 2023.
O objetivo do chamamento público é reconhecer e premiar bibliotecas comunitárias que desenvolvem trabalhos de excelência nas práticas de mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro em seus territórios.
O diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da DLLLB, Jéferson Assumção, explica que os Pontos de Leitura são iniciativas culturais de base comunitária, ou seja, sem interferência do Estado em suas atividades e forma de atuação, focadas na promoção do livro e da leitura. “Elas são fundamentais, porque estão, em geral, nas periferias, seja das grandes cidades, seja nas regiões mais distantes dos centros urbanos. São equipamentos que ajudam a combater a desigualdade, ao mesmo tempo que promovem a diversidade”, diz o diretor.
Saiba mais sobre o Edital
Pontos de leitura são ações culturais de base comunitária voltadas para a promoção do livro e leitura que, ao mesmo tempo, ajudam a combater a desigualdade e promover a diversidade. Realizadas em bibliotecas comunitárias, são iniciativas coletivas, criadas e mantidas por uma determinada comunidade, sem intervenção do poder público, com ações voltadas à mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro.
O Edital tem como objetivo reconhecer a atuação de bibliotecas comunitárias, em torno do livro, leitura e literatura, que contribuam significativamente para o fortalecimento da valorização da prática leitora, em contextos urbanos e rurais. Os projetos analisados terão pontuação extra para contemplar ações oriundas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil; para ações que beneficiem grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica e sociocultural; e que contribuam para o combate às discriminações étnicas, raciais, religiosas, entre outras.
Para mais informações, acesse aqui a página do edital.
Faça um comentário