MinC lança prêmio para iniciativas de internacionalização da cultura brasileira

As inscrições de projetos se estendem até o dia 4 de dezembro

A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) lançou edital de premiação de plataformas que reconhecerá iniciativas de internacionalização da cultura brasileira. Serão premiados redes, encontros, festivais ou portais online que atuem continuamente na difusão e circulação de produtos culturais brasileiros no exterior e/ou que promovam a presença de curadores, distribuidores e produtores estrangeiros no Brasil.

O edital selecionará 20 iniciativas com até R$ 90 mil cada para fomentar atividades voltadas para a internacionalização da cultura brasileira.

O recurso pode ser aplicado em encontros, apresentação presencial de produtos culturais e criativos brasileiros, divulgação virtual de produtos culturais e criativos brasileiros, atividades formativas com troca de experiências e/ou técnicas e rodadas de negócios culturais/criativos.

O valor total do edital é de R$1,8 milhão e podem concorrer pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Os proponentes devem apresentar portfólio de atividades, que comprovem a atuação por mais de três anos neste mercado, além de proposta de aplicação dos recursos.

Instituições de todos os segmentos criativos podem se inscrever: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural.

O prêmio integra o Programa CONEXÃO CULTURA BRASIL, que tem por objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) realizados no Brasil e no exterior.  O programa, uma parceria inédita do Ministério da Cultura com os Ministérios da Educação e Relações Exteriores, lançou dois editais em julho deste ano.

Um deles é o Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios, com orçamento de R$4 milhões que podem ser usados em passagens e diárias, que levará,  entre os meses de novembro de 2014 e março de 2015, cerca de  400 agentes para todo o Brasil e para o exterior para participar de eventos e realizar cursos e estágios.

O outro é o Conexão Cultura Brasil #Negócios, que tem orçamento de R$400 mil em sua primeira fase e levará  delegações (até 60 empreendedores) para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional, entre outubro de 2014 a março de 2015 – Womex, Santiago a Mil e ARCO Madrid.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do sistema SALICWeb, disponível no:http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb

, até 23h59 do dia 04 de dezembro de 2014 (horário de Brasília).
A candidatura só será efetivada após o envio da proposta por meio eletrônico (SALICWeb) com todos os documentos anexos requeridos, e emissão pelo referido sistema do protocolo da inscrição, não estando caracterizada a habilitação do participante, que é fase posterior.

 

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