Megashow na Virada Cultura homenageia a história do samba paulista

 

 

Paulo Vanzolini

Os homenageados são a chamada “santa trindade” do samba paulista: Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e Paulo Vanzolini, além de Jorge Costa, Henricão, Denis Brean, Germano Mathias, Vadico, Garoto e Eduardo Gudin.

Sob a condução do mestre de cerimônias Jair Rodrigues, os autores das homenagens vão se revezar a partir das 14h de domingo, dia 21, no palco São João/Anhangabaú: Samba Autêntico, Dona Inah, João Borba e Ana Bernardo (abertura); Jair Rodrigues (homenagem a Jorge Costa); Ná Ozzetti (Henricão); Ceumar (Denis Brean); Vânia Bastos (Adoniran Barbosa); Germano Mathias (homenageia a própria obra); Maria Alcina (Geraldo Filme); Cristina Buarque e Alessandro Penezzi (Vadico); Alaíde Costa e Alessandro Penezzi (Garoto); Eduardo Gudin, Selma Boragian e Ilana Volcov (Eduardo Gudin); Paulo Vanzolini e Márcia (Paulo Vanzolini).

O projeto se originou de um trabalho de pesquisa do roteirista e diretor do espetáculo, Heron Coelho, intitulado “Os Bambas do Samba em São Paulo”. Segundo ele, é um tributo aos grandes nomes do samba paulista concebido especialmente para a Virada Cultural. Embora ainda ocupe um lugar discreto, o samba paulista marcou a música popular brasileira, principalmente por sua tríade de compositores mais consagrados (Adoniran, Filme e Vanzolini).

Segundo Coelho, o repertório dos três e o dos demais compositores homenageados pelo projeto vem sendo resgatado por novos intérpretes, como os do Samba Autêntico, que abrirá o show na Virada Cultural, simbolizando a juventude do samba paulista. Ao final do espetáculo, está prevista a presença no palco de todos os músicos e cantores. Juntos, eles interpretarão “Ronda”, de Paulo Vanzolini, que, numa participação especial antes do encerramento, subirá ao palco com a cantora Márcia.

Nova adesões

Artistas, instituições e empresas podem participar da Virada. As adesões devem ser feitas por meio do site. No link “Adesão – inscreva aqui sua atividade”, o interessado informará numa ficha os dados pessoais, a linguagem artística (música, dança, teatro, cinema, artes visuais, circo ou literatura) e as condições de infra-estrutura disponíveis para o espetáculo.

Os inscritos receberão um kit de adesão, que ajudará a identificar os participantes. Ainda não está estipulada uma data limite para as inscrições, mas quem deixar para a última hora corre o risco de não receber o material gráfico, como cartazes e banners, segundo informa a assessoria da Secretaria Municipal da Cultura.

Ao lado dos parceiros Secretaria de Estado da Cultura, Sesc-SP e SP Turismo incorporaram-se à programação da Virada — até o momento — organizações como Cultura Inglesa, Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro da Cultura Judaica, Espaço Cultural Caixa Econômica/Sé, Cinemateca Brasileira, Instituto Goethe, British Council, Cine Tela Brasil, Mercado Mundo Mix, Espaço Cultural Bolsa de Valores, Museu do Judiciário (Sé), Faculdades Anhembi Morumbi (unidade Líbero Badaró), Projeto Aprendiz, Teatro Colégio Santa Cruz e Orquestra de João Carlos Martins.

Compartilhar: