Julio Prestes

(Presidente do Brasil - elegeu-se, mas não tomou posse)

Julio Prestes nasceu em Itapetininga, São Paulo, em 15 março de 1882. Advogado, ingressou na política e foi eleito deputado estadual em 1909, federal em 1924 e presidente do Estado de São Paulo em 1927 (cargo equivalente ao atual de governador).

Neste período, vigorava no país a chamada política do café-com-leite, na qual paulistas e mineiros se alternavam na Presidência da República. No governo de Washington Luis (1926-1930), porém, a alternância entre os Estados foi quebrada pelo presidente que, ao invés de indicar um mineiro, apoiou Julio Prestes. O paulista não chegou a assumir a presidência da República.

O PRM (Partido Republicano de Minas Gerais) uniu-se ao PRR (Partido Republicano Riograndense) para fazer oposição ao governo de Washington Luis, criando a Aliança Liberal, que tinha como candidato Getúlio Vargas. O candidato do governo era Julio Prestes pelo PRP (Partido Republicano Paulista), que foi eleito por fraude, já que a maior parte dos votos era da Aliança Liberal.

A morte de João Pessoa, que era vice de Getúlio Vargas, foi o estopim para o movimento denominado Revolução de 30, que depôs Washington Luís e elegeu Vargas como presidente da República em 3 de novembro de 1930.

Julio Prestes faleceu em São Paulo, em 9 de fevereiro de 1946.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*