Imagine se os principais tangos argentinos em verdade fossem de um brasileiro?

Pois é a pura verdade! Alfredo Le Pera escreveu uma série de scripts para os filmes Melodia de Arrabal, em 1933, Cuesta Abajo, em 1934, El Tango en Broadway, em 1934, El Dia en Que me Quieras, 1935 e Tango Bar, 1935. Alfredo Le Pera foi o criador das letras de tangos de mais qualidade, respeitando o espírito popular. FOI O ARTISTA MAIS IMPORTANTE NA VIDA DE CARLOS GARDEL, embora os argentinos procurem não fazer referência a êle por ser brasileiro.

MI BUENOS AIRES QUERIDO – EL DIA QUE ME QUIERAS – CUESTA ABAJO – POR UA CABEZA (entre outras).

Alfredo Le Pera nasceu em São Paulo-SP no dia 7 de junho de 1900 e morreu junto a Gardel no acidente aéreo de Medellín (Colômbia), em 24 de junho de 1935. Seus pais, Alfonso Le Pera e María Sorrentino, eram imigrantes italianos que chegaram a Buenos Aires por volta de 1902. Nessa cidade, Alfredo cursou o Colegio Nacional Mariano Moreno.

Chegou a iniciar carreira em Medicina, porém logo a abandonou para dedicar-se exclusivamente ao jornalismo. Passou por diferentes meios gráficos enquanto escrevia e estreava sainetes e peças de revista que, segundo os entendidos, deixava muito a desejar.

Em 1928, depois de uma missão jornalística nos Estados Unidos e na Europa, vinculou-se à empresa Artistas Unidos, para cujos filmes escrevia legendas. Desta época é sua viagem ao Chile, como autor da companhia de revistas encabeçada por Enrique Santos Discépolo e Tania. Nessa época, assinou junto com Discépolo o tango Carrillón de La Merced que, interpretado triunfalmente por Tania, salvou uma temporada que ameaçava desmoronar.

É provável que Gardel e Le Pera tenham se conhecido em Buenos Aires, mas sem dúvida, sua amizade nasceu em Paris, em 1932, durante a terceira estada do zorzal naquela metrópole, num encontro promovido pela Paramount. Le Pera, freqüentador de sets, converteu-se em libretista do astro, revelando um formidável talento.

Le Pera converteu o Morocho del Abasto em uma mescla rara de malandro, playboy e cavaleiro andante de nobilíssimos sentimentos. Nos filmes de Le Pera, Gardel representa a si mesmo tal qual era na vida cotidiana, “esperto e meigo ao mesmo tempo, malandro e cavalheiro, arrebatado e honesto”, conforme descrição de José Gobello.

As letras das canções que Le Pera compôs para Gardel parecem feitas sob medida para o personagem. Gobello explica que mesmo sem os altos vôos de Manzi, nem a profundidade de Discépolo, nem a portenhidade de Romero, nem a vivência de Celedonio, é indiscutivel seu acerto com algumas frases proverbiais: “veinte años no es nada”, “siempre se vuelve al primer amor”, “la verguenza de haber sido y el dolor de ya no ser”.

Músicas e letras de Alfredo Le Pera cantadas por Carlos Gardel AMARGURA AMORES DE ESTUDANTE (letra com Carlos Gardel e Mario Battistella) APURE, DELANTERO BUEY ARRABAL AMARGO CAMINITO SOLEADO CAMPO CAPRICHOSA CHEATING MUCHACHITA CRIOLLITA DE MIS AMORES com Mario Battistella CRIOLLITA DE MIS ENSUEÑOS com Mario Battistella CRIOLLITA DECÍ QUE SÍ CUANDO TU NO ESTÁS com Mario Battistella CUESTA ABAJO DESDE EL AZUL DEL CIELO con Horacio Arturo Ferrer EL DIA QUE ME QUIERAS EN LOS CAMPOS EN FLOR ESTUDIANTE com Mario Battistella EVOCACIÓN con Carlos Gadel e Turig Tucci GOLONDRINAS GUITARRA, GUITARRA MÍA LA CRIOLLA LA VIDA EN UN TRAGO LEJANA TIERRA MÍA LOS OJOS DE MI MOZA LOS PANCHOS EN BUENOS AYRES MAÑANITA DE SOL com Mario Battistella ME DA PENA CONFESARLO com Mario Battistella MELODIA DE ARRABAL com Mario Battistella MI BUENOS AIRES QUERIDO MIS AMORES NOCHE ESTRELLADA OLVIDO ORATORIO CARLOS GARDEL con Horacio Arturo Ferrer POR TU BOCA ROJA POR UA CABEZA POR TUS OJOS NEGROS con Carlos Cezar Lenzi QUIEREME, TE ESPERARÉ RECORDANDO RECUERDO MALEVO RUBIAS DE NEW YORK SELECCIÓN DE CARLOS GARDEL com Mario Battistella SILENCIO con Horacio Pettorossi SOL TROPICAL SOLEDAD SUERTE NEGRA SUS OJOS SE CERRARAN TAN GRANDE Y TAN SONZO VALS DE LAS GUITARRAS com Mario Battistella VIEJOS TIEMPOS VOLVER VOLVIO UNA NOCHE

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*