Flip-Casa da Cultura terá homenagem a Jorge Amado e participantes internacionais

Um debate reunindo o escritor João Ubaldo Ribeiro e o dramaturgo Walcyr Carrasco em torno dos cem anos de Jorge Amado é um dos eventos especiais da Flip – Casa da Cultura.De 4 a 8 de julho, 17 encontros, entre leituras, peças de teatro, bate-papos, filmes e lançamentos de livro compõem a programação paralela da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.

Com curadoria de Miguel Conde, as atividades vêm somar-se à programação principal da Tenda dos Autores.“A Casa da Cultura se consolidou nos últimos anos como um espaço com mesas tão fortes quanto as da Tenda dos Autores”, explica Conde. “A programação abre espaço para discussões sobre políticas públicas e tradução, além de eventos com outros formatos diferentes da mesa de conversa.”

A jornalista e escritora britânica Annalena McAfee e o cineasta espanhol David Trueba são alguns dos nomes internacionais convidados. Premiado escritor português José Luís Peixoto volta à Flip para fazer, pela primeira vez, uma leitura pública integral de Morreste-me, escrito logo após a morte de seu pai.“Trata-se de um texto que, durante anos, não consegui ler em voz alta. Escrevi essas cerca de quarenta páginas, logo depois de ter perdido o meu pai, com vinte e um anos. Não gosto de quando dizem que é um livro sobre a morte. Gosto de quando dizem que é um livro sobre o amor, o amor absoluto”, antecipa Peixoto.

Participantes da programação principal da Tenda dos Autores, Javier Cercas, Stephen Greenblatt e Silvia Castrillón participam também de debates na Flip-Casa da Cultura, permitindo um contato mais intimista com o público.Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na Casa da Cultura ou na bilheteria da Flip para eventos do mesmo dia ou do dia seguinte.

Para atividades gratuitas, é necessário retirar ingressos na Casa da Cultura uma hora antes.Autor homenageado da Flip 2012, Carlos Drummond de Andrade é tema de uma série de atividades. Realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e patrocinada pelo jornal O Globo, a exposição Faces de Drummond ocupará o segundo andar do espaço e fica em cartaz ao longo de todo o mês de julho, propondo uma leitura abrangente sobre a vida e obra do poeta. No sábado, dia 7, de manhã, o compositor e poeta Hermínio Bello de Carvalho relembra sua proximidade e correspondência com o amigo itabirano. Finalmente, Drummond é tema da encenação de Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade, monólogo com a atriz Sura Berditchevsky, baseado na troca de correspondências e na intensa relação entre o poeta e sua filha.

A Sala de Exposições Temporárias abrigará ainda a exposição  A Flip nas paginas do Globo, com conteúdo do jornal em torno dos dez anos da festa literária.Finalmente, uma novidade da 10ª edição da Flip é a apresentação das Noites de Cinema, em parceria com o Itaú Cultural. Serão três longas metragens recentes de diretores brasileiros: Mr. Sganzerla – Os signos da luz, de Joel Pizzini, sobre o diretor do cinema marginal paulistano; Ex-Isto, de Cao Guimarães, baseado na obra Catatau, de Paulo Leminski e Daquele instante em diante, de Rogerio Velloso, sobre a vida do músico Itamar Assumpção.

Embora façam parte da programação Flip – Casa da Cultura, a exibição dos filmes acontece na Tenda do Telão nas noites de quinta (5), sexta (6) e, excepcionalmente, na manhã de domingo (8), último dia da festa. Veja abaixo programação completa da Flip – Casa da Cultura.  Programação De 4 a 8 de julho Exposição Faces de DrummondA exposição explora a ideia de que a obra de Drummond é marcada por tensões entre impulsos opostos, e procura combinar uma abordagem cronológica e temática dividida em módulos capazes de abranger toda a trajetória do autor.Patrocínio: O Globo.Realização: Associação Casa Azul e Fundação Roberto Marinho. Parceria: Casa da Cultura de Paraty.
Exposição A Flip nas páginas de O GloboRealização: O Globo
A exposição traça um panorama dos últimos dez anos da Flip a partir do conteúdo publicado no jornal.

Dia 5 – quinta-feira 11h30Cem anos de Jorge AmadoApoio: Rede GloboNo centenário de nascimento do escritor baiano, uma conversa sobre sua obra, com a participação do escritor João Ubaldo Ribeiro e do dramaturgo Walcyr Carrasco, autor da novela Gabriela, inspirada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. A mediação do evento é do jornalista Edney Silvestre. 14hBiblioteca da escola – Evento gratuitoRealização: Associação Casa Azul e Movimento por um Brasil Literário.Apoio: Instituto C&A O Movimento por um Brasil Literário propõe uma discussão sobre a biblioteca da escola como espaço dinâmico de reflexões e de apropriação do conhecimento, ressaltando a importância da qualidade do acervo e do professor leitor na formação de leitores.

A mesa-redonda terá participação da colombiana Silvia Castrillón, especialista em políticas públicas envolvendo a leitura e a escrita, e da escritora e pesquisadora Nilma Lacerda, com mediação do autor Márcio Vassallo. 18h30Movimento por um Brasil Literário homenageia Bartolomeu Campos de Queirós – Evento gratuitoRealização: Associação Casa Azul e Movimento por um Brasil Literário.Apoio: Instituto C&A O poeta mineiro foi um dos fundadores do Movimento por um Brasil Literário.

Sempre comprometido com a formação de leitores, envolvido na construção de políticas públicas de leitura e militante da beleza e da simplicidade, ele nos deixa como legado as suas palavras e a luta incessante pelo direito à literatura. O sarau literário contará com a participação das escritoras Nilma Lacerda, Elisabeth Serra e Ninfa Parreiras.21h30 às 22h30Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de AndradeApoio: Eletronuclear
As cartas trocadas entre pai e filha são a matéria-prima deste monólogo sobre a intensa relação entre Carlos Drummond de Andrade e Maria Julieta, apresentado pela atriz Sura Berditchevsky. 21h30Noites de cinema (na Tenda do Telão): Mr. Sganzerla – Os signos da luzEvento gratuito; classificação etária: 14 anosApoio: Itaú Cultural
Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua obra: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. Narrado em primeira pessoa, Mr. Sganzerla – Os signos da Luz tem imagens raras e situações encenadas com personagens-chave da filmografia do diretor.  Dia 6 – sexta-feira 11hNovas políticas públicas de promoção do livro e da literatura brasileira no exterior – Evento gratuitoApoio: FBN A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda (presença a confirmar) e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, anunciam novas políticas públicas para a difusão do livro brasileiro no exterior e fazem um balanço do programa de apoio à tradução.15h às 16h30Grã-Bretanha na Escrita: uma conversa da Granta em parceria com o British Council.Apoio: British Council
Através da leitura e conversação, os colaboradores da nova Granta 119: Grã-Bretanha, John Freeman, Andrea Suart e Cynan Jones, vão explorar as muitas histórias que a Grã-Bretanha está contando sobre si mesma hoje e questionar como estas narrativas nacionais ressoam globalmente. A mediação é de Susie Nicklin, diretora do departamento de Literatura do British Council. 17hA Semana de 1922 aos 90 anosApoio: Casa da Palavra

Os 90 anos da Semana de 1922, marco central do modernismo brasileiro, inspiram uma série de reavaliações do movimento e de sua repercussão na cultura nacional nas últimas décadas. Os críticos Eduardo Jardim, coordenador da coleção Modernismo +90, e Ivan Marques discutem o legado modernista, ao lado do filósofo Pedro Duarte e da cientista social Helena Bomeny, que lança durante o evento o livro Um poeta na política: Mário de Andrade, paixão e compromisso. 19hA virada, com Stephen GreenblattApoio: O Globo Um dos maiores historiadores contemporâneos, o norte-americano Stephen Greenblatt fala sobre A virada, seu estudo sobre o nascimento do mundo moderno, pelo qual recebeu o Pulitzer e o National Book Award de não ficção. Com apresentação do escritor e jornalista Arnaldo Bloch, a mesa terá tradução simultânea e após o término do evento haverá sessão de autógrafos. 21hJosé Luís Peixoto lê Morreste-meApoio: Embaixada do Portugal O premiado escritor português José Luís Peixoto volta à Flip para fazer, pela primeira vez, uma leitura pública integral de Morreste-me, seu romance de estreia, escrito logo após a morte de seu pai. Ao final do evento haverá uma sessão de autógrafos com o autor. 21h30Noites de cinema (na Tenda do Telão): Ex-Isto – Evento gratuitoApoio: Itaú Cultural Ex-Isto, de Cao Guimarães, é inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. Desenvolve-se a partir da hipótese “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. Acompanhamos o pai da filosofia moderna em seu périplo pelos trópicos, investigando, sob o efeito de ervas alucinógenas, questões de geometria e óptica diante de um mundo absolutamente estranho.

Dia 7 – sábado 11hCarlos Drummond de Andrade por Hermínio Bello de CarvalhoApoio: Imprensa Oficial O compositor e poeta Hermínio Bello de Carvalho reuniu em seu livro Áporo itabirano registros de sua amizade e correspondência com o autor homenageado da Flip 2012, Carlos Drummond de Andrade. Nesta mesa, Hermínio fala sobre o livro e sua relação com Drummond. 13hO autor e seu tradutorApoio: FBN Os jovens escritores brasileiros Carola Saavedra e João Paulo Cuenca e seus tradutores, Maria Hummitzsch e Michael Kegler, discutem os desafios das diferenças culturais e de linguagem no trabalho de tradução, assim como as expectativas de leitores estrangeiros em relação à literatura brasileira. A mediação é do tradutor e professor alemão: Berthold Zilly.  15hExclusiva, com Annalena McAfeeApoio: Companhia das Letras Exclusiva, o primeiro romance da inglesa Annalena McAfee, criadora do suplemento literário do Guardian, toma o encontro improvável entre uma jornalista de fofocas e um veterano de guerra como ponto de partida para uma reflexão sobre as transformações ocorridas na indústria jornalística nas últimas décadas. Paulo Werneck mediará a conversa de McAfee com Paulo Roberto Pires, escritor, jornalista e editor da revista Serrote. A mesa terá tradução simultânea e após o evento haverá sessão de autógrafos com a autora. 17hDa página para a telaApoio: O Globo O escritor Javier Cercas conversa com o diretor David Trueba e com o editor Malcolm Barral sobre as relações entre cinema e literatura. Antes do debate será exibido o filme Soldados de Salamina, do diretor David Trueba, baseado no romance homônimo de Javier Cercas. O evento conta com mediação de Guilherme Freitas e ao final haverá sessão de autógrafos.

Dia 8 – domingo 12h – Noites de cinema (na Tenda do Telão):  Daquele instante em diante – Evento gratuitoApoio: Itaú Cultural O filme de Rogerio Velloso mostra a vida e a trajetória do músico Itamar Assumpção, morto em 2003. Dono de uma personalidade vulcânica, Itamar construiu sua obra de forma quase independente. Sua postura lhe rendeu o rótulo de “maldito”. O filme mostra as várias faces de Itamar: compositor, poeta, arranjador, performer, apaixonado por orquídeas, pai de família e gênio incompreendido.

Mais informações no site da Flip: www.flip.org.br

 

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*