Festival internacional de humor e quadrinhos de Pernambuco.
Evento distribuirá R$ 30 mil em prêmios e contará com presença dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, além do coletivo boliviano Viñetas con Altura. O festival irá homenagear o cartunista pernambucano Ral.
O evento, que acontecerá nas dependências da Torre Malakoff, no Bairro do Recife, irá destinar R$ 6 mil para cada vencedor nas categorias cartum, caricatura, quadrinhos, ilustração editorial e charge. O evento, que acontece entre 16 de setembro e 07 de outubro, é uma realização da Associação dos Cartunistas de Pernambuco com o patrocínio Governo do Estado de Pernambuco através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE e com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife e Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia.
O FIHQ já é um evento consolidado na rota da arte seqüencial, com um público de seis mil participantes. Em longevidade, fica atrás somente dos Salões de Humor de Piracicaba (33 edições), Piauí (24 edições) e Rio de Janeiro (18 edições). Além de contribuir para o intercâmbio de experiências, o FIQH fomenta a criação de mão-de-obra especializada com a realização de palestras e oficinas. A formação de público leitor é reforçada através das exposições de artistas convidados, além do próprio Salão de Humor, resultado dos trabalhos inscritos na mostra competitiva.
Na edição de 2007, o evento receberá montagens de exposições, cinco oficinas, lançamentos de livros, sessões de caricaturas ao vivo e três palestras. As oficinas, que serão ministradas por artistas convidados, contemplam roteiro e quadrinização, ilustração, charge e cartum, fanzine e humor gráfico como recurso didático. Paralelamente, exposições irão explorar suportes diversos e novos formatos, que formam o “circuito experimental do FIHQ”. As exposições desta edição reforçam o caráter didático do Festival com visitação de alunos de escolas públicas e particulares da cidade.
Em sua nona edição, a curadoria do evento, formada por João Lin, Samuca e Mascaro também irá introduzir discussões sobre a experimentação nas artes gráficas. Durante o FIQH, estará em evidência a produção independente do Brasil e da América do Sul. É o caso do coletivo boliviano Viñetas con Altura (http://www.vinetasconaltura.com), que será representado no FIQH por Alejandro Archondo. Destinado à criação e difusão de criação de histórias, o coletivo edita livros e realiza projetos educativos e culturais para a disseminação da arte seqüencial.
Outras presenças já confirmadas para o FIQH 2007 são o piauiense Jota A, os mineiros Nelson Cruz e Márcio Leite, o paraibano Shiko e o paulista Baptistão. O maior destaque do FIQH 2007, entretanto, é a participação dos gêmeos paulistas Fábio Moon e Gabriel Bá. Irmãos gêmeos, produzem histórias em quadrinhos há mais de dez anos e já publicaram trabalhos no Brasil, Estados Unidos, Espanha e Itália, além de serem vencedores de premiações importantes como os troféus HQ Mix, Angelo Agostini e o Xeric Foudation Grant. Confira o perfil de alguns participantes:
Nelson Cruz – um dos mais importantes ilustradores da literatura Infantil, também já trabalhou como pintor, ilustrador e caricaturista para revistas e jornais. O artista também é escritor e possui livros que unem ilustrações e textos que encantam o público, com premiações no Brasil e no exterior.
Jota A – maranhense de nascimento e piauiense de coração, o chargista e cartunista possui mais de 60 prêmios em festivais e salões nacionais e internacionais. Entre elas, o HQ Mix de 2001, além de premiações em Portugal.
Márcio Leite – o mineiro, de 31 anos, é cartunista, jornalista e publicitário mineiro, natural de Montes Claros. Começou a publicar seus desenhos aos 16 anos em um jornal de sua cidade. Suas charges e cartuns são publicadas no Jornal de Notícias e na revista Tempo, tendo sido também colaborador do Jornal Hoje em Dia e d’OPASQUIM21. Atualmente, é sócio da Mais Propaganda e se dedica a participações nos salões de humor, com 30 premiações nacionais, além de países como Colômbia, Itália e Argentina.
Shiko – paraibano de Patos, Shiko nasceu em 1976 e é artista plástico e ilustrador. O artista se dedica há mais de dez anos a telas e quadrinhos. Produz o Fanzine Marginalzine e atua com cenografia, grafitti, vídeo e cinema. Recentemente, ilustrou o livro Blue Note, um livro com mais de 100 páginas no qual um jovem abandona Rio Tinto, sua cidade natal, e parte em jornada de encontro às memórias de infância, fantasias sexuais e descrenças religiosas.
Baptistão – Eduardo Baptistão nasceu em São Paulo em 30 de junho 1966 e formou-se em publicidade e propaganda pela Cásper Líbero em 1988. Atua como ilustrador no mercado editorial desde 1985, quando publicou seu primeiro trabalho na Folha de São Paulo. Já colaborou ou colabora com publicações como Imprensa, Vogue, Bundas, Quem, Sexy, Playboy, Veja, Placar, Você S/A entre outras. É ilustrador do Estadão desde 1991, do Jornal da Tarde desde 2003, e colaborador da revista Carta Capital desde 1995. É vencedor de 25 premiações nacionais e internacionais como Troféu HQ Mix, Salão de Piracicaba e do World Press Cartoon, de Portugal.
realização:
- Realização: ACAPE – Associação dos Cartunistas de Pernambuco
- Patrocínio: Governo do Estado
- Apoio: Prefeitura da Cidade do Recife e Oi Kabum!
- inscrição
Clique aqui para baixar o ficha de inscrição no formato .DOC – (41 Kb).
Para inscrição por e-mail, preencha os campos no próprio arquivo Word e anexe-o a sua mensagem.
Para inscrições por carta (categoria Ilustração Editorial), imprima a ficha.
envio por e-mail
envio por carta
FIHQ-PE 2007
Rua da Assembléia, 67, sala 62 A
Edf. São Gabriel
Recife Antigo
50030-130