O Espaço Cubo divulgou esta semana as datas oficiais do Festival Calango 2008 e anunciou para a sexta edição uma série de novidades. A produção foi confirmada para 05 a 10 de agosto no Centro de Eventos Pantanal.
Entre as novidades está a inclusão de novos estilos musicais na programação. Nesta edição o rap, jazz, a MPB, o carimbó, maracatu e outros estarão representados por artistas independentes. O novo conceito visa ampliar o foco do festival enquanto plataforma de difusão da nova cara da música brasileira.
O festival conta também com o Calango na Escola que estabelecerá Pontos Calangos (PC) em colégios públicos de ensino médio de Cuiabá. Os PCs são uma referência ao Programa Mais Cultural chancelado pelo Ministério da Cultura que visa estimular o desenvolvimento e inclusão de novos agentes no setor. Oficinas, seminários, encontros e reuniões são os focos de trabalho do Calango na Mesa 2008, que contará com seminários sobre Economia Solidária.
Outro momento importante será o encontro promovido pelo projeto Comprador & Imagem do Brasil capitaneado pelo Brasil Música & Arte (BM&A), que visa oportunizar a geração de negócios com o produto brasileiro assim como divulgar a música local independente no exterior. O festival também sediará a segunda reunião anual da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin).
Acontecerá também durante os três dias o 1º Congresso Nacional dos Fora do Eixo onde produtores, jornalistas e bandas se reunirão para debater o Programa Fora do Eixo da Música Independente 2008. Serão realizadas oficinas com temas nos setores de música, audiovisual, comunicação independente, teatro, literatura, artes visuais.
Além dos tradicionais Calango In Vídeo, Plasticalango, Língua de Calango, Comunicalango e Calango Encena, a programação de artes integradas do festival ganhará neste ano mais dois eventos. Trata-se da Convenção de Tattoo que reunirá profissionais do setor e também a 1º Convenção de Moda que será capitaneada pelos produtores de grifes alternativas locais.