Espaços culturais do Estado têm horário de funcionamento especial neste fim de ano

 

Os espaços culturais abrigam exposições e mostras de artistas locais, nacionais e internacionais, que são excelentes opções de passeio cultural para quem curte férias na Capital. A programação completa pode ser consultada nos sites oficiais.

Os museus do Estado localizados em Curitiba funcionam em horário especial na véspera do Natal e no Ano-Novo, dias 24 e 31 de dezembro, abrindo às 10 horas e fechando antecipadamente, às 14 horas. Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro as instituições estarão fechadas. Confira os detalhes AQUI.

Os espaços culturais abrigam exposições e mostras de artistas locais, nacionais e internacionais, que são excelentes opções de passeio cultural para quem curte férias na Capital. A programação completa pode ser consultada no site do Museu Oscar NiemeyerMuseu de Arte Contemporânea, Museu ParanaenseMuseu da Imagem e do Som e Alfredo Andersen.

A Biblioteca Pública do Paraná e a Sala Adalice Araújo, espaço administrado pelo MAC-PR no hall da Secretaria de Estado da Cultura, fecham entre os dias 21 de dezembro e 1º de janeiro, enquanto o Centro Juvenil de Artes Plásticas retorna às atividades ao público junto com o período de matrículas, em fevereiro.

O Centro Cultural Teatro Guaíra encerra sua programação nesta sexta (22) com o Grande Concerto de Natal de Curitiba, da Orquestra Sinfonia Brasil, retornando às atividades na primeira semana de 2024. Interessados nas atividades culturais do próximo ano podem acompanhar uma prévia da agenda no calendário virtual da instituição. Elba Ramalho, Oswaldo Montenegro, Detonautas, “Elis, A Musical” e um show de Chico César com Zeca Baleiro são algumas das atrações confirmadas.

Confira algumas exposições em cartaz:

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA

“A Terra e o Devaneio da Vontade” – Na exposição individual da artista visual Thalita Hamoui, o título remete à obra homônima do filósofo francês Gaston Bachelard, publicada em 1948. Estabelecendo um paralelo com a obra de Bachelard, a mostra propõe uma jornada pela percepção, evidenciando a importância da interação física, da manipulação e da exploração da Terra.

“Reforma: formas de ver” – Reúne trabalhos de mais de 50 artistas contemporâneos, promovendo uma reflexão sobre representatividades, visibilidade, reparações, descentralizações e novas histórias da instituição. Uma ótima oportunidade para conhecer mais de perto o acervo do MAC.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

“Sinestesia dos Objetos” – Qual é o tamanho do espaço que os objetos ocupam em nossas vidas? Nessa exposição, a curadoria do acervo tridimensional do museu se envolve em histórias, sensações e gerações, passando pela fotografia, televisão, cinema, rádio e disco.

MUSEU PARANAENSE

“Encontros” – Na instalação, o artista baiano Augusto Leal propõe uma experiência de produção colaborativa de um trabalho de arte com o público do museu. Uma mesinha com materiais de desenho e pintura e a proposta escrita: “Convide uma pessoa para pintar a sua sombra, preferencialmente um desconhecido. Pinte do jeito que quiser”.

“Mejtere: histórias recontadas” – A mostra reverbera uma pluralidade de vozes dos Mebêngôkre-Kayapó, que refletem novas perspectivas sobre as coleções etnográficas do museu a partir do encontro do grupo de estudantes indígenas com o acervo do MUPA. A mostra tem curadoria de Robson Delgado (Baré), Ivanizia Ruiz (Tikuna) e Camila dos Santos (Kanhgág), acompanhada pela equipe do MUPA formada por Josiéli Spenassatto e Giselle de Moraes.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN

“Apresentando os Gêneros da Pintura pelas Obras dos alunos de Alfredo Andersen” – Com curadoria da professora e pesquisadora Rosemeire Odahara, a exposição apresenta a influência de Andersen sobre gerações de artistas paranaenses, comparando o seu conteúdo a uma aula de Arte por ser estruturada em alguns gêneros de pintura ocidental.

MUSEU OSCAR NIEMEYER

“Extravagâncias” – Exposição de Joana Vasconcelos, artista reconhecida por suas esculturas monumentais e instalações imersivas, descontextualiza objetos do cotidiano e atualiza o conceito de artes e ofícios para o século XXI, estabelecendo um diálogo entre a esfera privada e o espaço público, a herança popular e a alta cultura. No Olho, rampa, torre e espaço Araucária.

“O Feminino na Obra de Victor Brecheret” – A mostra apresenta esculturas e desenhos que alternam materiais e técnicas variadas, como bronze e mármore, bico de pena e caneta-tinteiro, produzidos ao longo de décadas deste artista imprescindível no cenário nacional e internacional. A curadoria de Daisy Peccinini reúne mais de 100 obras, com esculturas relacionadas ao eterno feminino, simbolismo da Terra, a Grande Mãe, a deusa Gaia, Geia, dos gregos.

“Serguei Eisenstein” – Conheça o universo de um dos diretores mais influentes e pioneiros do cinema na exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”. Disponível na sala 11, a mostra conta com desenhos de cenários, figurinos e personagens, além de esboços, trechos de filmes projetados e objetos de diversas culturas que influenciaram Eisenstein, como as culturas pré-colombianas e o teatro Kabuki do Japão. Entre esses objetos, há obras do acervo de arte asiática e de arte africana do MON, o que torna essa exposição única.

Endereços

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba – PR

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba – PR

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba – PR

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


18 + 1 =