Espaço Cultural Calamengau – Dia das Mulheres

 

 

O Espaço Cultural Calamengau está preparando uma homenagem especial às mulheres curitibanas no próximo sábado, dia 11 de março. A festa será regida por nada mais nada menos que a banda As Bastianas, tradicional grupo de mulheres que tocam muito forró, coco, ciranda, maracatu, xote, xaxado e baião. A festa é devido ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta quarta-feira (08).

As Bastianas passam pelo sul e sudeste do país numa nova temporada de shows que comemoram os seus sete anos de Estrada. O Show promete ser animadíssimo e apresentar algumas das músicas inéditas do grupo contidas no novo CD Colcha de Retalhos, que será lançado ainda este ano.

Logo depois do Show, a casa recebe a banda Forró Calamengau, num dos mais autênticos shows de forró-de-pé-serra do país.

O Espaço abre às 22 horas, com ingressos promocionais no valor de R$ 12 até às 23h30 e R$ 15 após.

SERVIÇO

Data: 11 de março de 2006 (sábado, a partir das 22 horas).

Local: Espaço Cultural Calamengau (Sociedade Vasco da Gama) – Rua Dr.

Roberto Barrozo, 1190. Alto São Francisco – Curitiba/PR.

Telefones: (41) 3024 4546 e 3338 7766

QUEM SÃO AS BASTIANAS

Sete anos de estrada. Para muitos pode até parecer que é pouco tempo, mas para as Bastianas, o que mais importa é o percurso feito durante estes anos de existência divulgando as raízes musicais do povo nordestino, no passo do autêntico e bom forró pé de serra, alternado com cocos, cirandas, maracatus e toadas carregadas de nordestinidade. 

Elas completaram mais um ano de vida resistindo a propostas descabidas, num dançar de cadeiras de quem entrou e saiu da roda, porque elas vieram pra ficar independente de quem componha o cenário, pois o mais importante é a proposta e o desejo de mostrar nossos valores culturais, com o prazer e a maestria de quem traz no sangue os nossos ritmos. Das salas de aula da UFPB elas foram conquistando espaço, tocando no maior São João do Mundo junto com grandes nomes, no Circuito do Frio em Pernambuco, no São João em Alagoas, na Bahia e quando viram já estavam em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Então não tinha mais como voltar a apenas brincar de roda, elas agora brincam e Chamam pra Dançar, título este dado ao primeiro CD desse grupo Paraibano que começou seus passos no Centro Histórico da capital e que chegou a vender doze mil cópias. O segredo para isso: talento, graça e persistência! Foram quatro anos morando em São Paulo e viajando os quatro cantos deste Brasil,  divulgando a cultura nordestina através da autenticidade da boa música.

No ano passado o grupo As Bastianas que teve seu trabalho registrado no livro “Bastianas – Origem, percalços e percursos: a sanfona ainda não desafinou”, das jornalistas Rejane Negreiros e Andréa Mesquita. Este ano, o grupo se prepara para lançar mais um CD: Colcha de Retalhos. O mais novo trabalho das Bastianas conta com a participação de artistas paraibanos como Cátia de França, Escurinho e Biliu de Campina para mostrar ao mundo o que a Paraíba tem de melhor com grande variedade rítmica e composições que certamente muito vão dar o que falar, como é o caso de “Ao Rei do Baião”, em homenagem ao nosso mestre maior Luiz Gonzaga, Galope dos Dias, Samba na Casa de Rosa, Tamborete de Forró e Saudosa Solitude, algumas das faixas que dentro em breve já deverão estar tocando nas emissoras de rádio de todo país.

 

PARTICIPAÇÕES EM CD’s:

  • II Bienal da UNE – Ano 2001 gravado no Rio de Janeiro – Música: Minha Terra;
  • Forró Universitário Vol II – Ano: 2002 gravado em São Paulo – Música: Pode Me Esperar;
  • Forró da Band – Ano: 2002 – gravado em São Paulo – Música: Pode Me esperar;
  • Cooperativa Brasil Ao Vivo – Ano: 2002 – gravado em Campinas/SP – Músicas: Chama Pra Dançar e Desassossego;
  • CD Bastianas – Chama Pra Dançar – 14 faixas inclusive uma regravação de ASA BRANCA – Ano: 2002 gravado em São Paulo – Participações de Dominguinhos e Cabruêra – Selo: Trace Discos;
  • CD Bastianas – Chama Pra Dançar 2ª Edição – 13 Faixas – Ano 2003 – gravado em São Paulo – Participações de Dominguinhos e Cabruêra.
  • DVD As Bastianas – Chama Pra Dançar – gravado na Cooperativa Brasil em Campinas/SP – ao vivo no ano de 2002.
  • Colcha de Retalhos – Próximo CD. Previsto para maio deste ano como marco dos sete anos da nossa história cultural. Participações: Escurinho, Cátia de França, Biliu de Campina e outros ilustres nordestinos. Gravado no Estúdio Peixe Boi em João Pessoa/PB.

 

O CD Colcha de Retalhos:

 

São 15 faixas, dentre elas uma instrumental intitulada “Tamborete de Forró” (Angélica Lacerda), que conta com a participação do grupo Clã Brasil. Dentre as demais faixas do CD estão: Samba na Casa de Rosa (Kildare Lacerda), um coco que conta com a participação de Biliu de Campina; Morena, um xote do compositor GenGen; Ao Rei do baião (Regina Negreiros/Angélica Lacerda), um baião em homenagem ao nosso mestre Luiz Gonzaga que conta com a participação de Dominguinhos; Bem Maior, um maracatu/baião de Robson Bass; Baião de Dois, um forró de Francisco Limeira; e ainda as regravações de Eu Acredito e Lá Vem Batista, de Escurinho e Cátia de França,  consecutivamente,  e que contam com as participações dos mesmos. As demais faixas, de autoria de Regina Negreiros/Angélica Lacerda, são: Caminhante (forró); Tambor de Peito (ciranda); Galope dos Dias (baião-xaxado); Prenúncio de Sabiá (Xote); Xô Passarinho (Coco-baião); Saudosa Solitude (Toada); e Festejo Junino (marchinha Junina).

O Cd reúne várias tendências da música regional de diferentes gerações num grande encontro, contemplando ainda autores anônimos num trabalho que também é bastante autoral, aliás, estes são alguns dos motivos que levaram o grupo a intitular esse trabalho de Colcha de Retalhos: são retalhos de artistas, de tendências, de artistas e de gerações que formam uma harmoniosa colcha regional feita artesanalmete.

O grupo, nesse novo trabalho, mostra a maturidade de seus sete anos de carreira, marcados por shows em todo país, principalmente no sul e sudeste, onde a aceitação da sua música bateu a casa dos 12 mil exemplares de Cd’s vendidos com o seu trabalho anterior. Agora, com o CD quase pronto, é época de voltar a semear, e por isso, As Bastianas recomeçam seu tabalho no sul e sudeste com uma primeira temporada nas principais casas de shows  destas regiões, mostrando o melhor da nossa autêntica música regional, contrapondo-se  a invasão da música sem compromisso e sem qualidade imposta pela indústria fonográfica do nosso país, aliás, esse é o compromisso do grupo desde sua formação em março de 1999.

 

O QUE É O CALAMENGAU

O Calamengau existe em Curitiba desde 1984. Durante quinze anos dedicou-se a música regional nordestina, realizando forrós-de-pé-de-serra no eixo Paraná/Santa Catarina. Hoje, transformado em Espaço Cultural, faz um trabalho de resistência e resgate cultural no Paraná. Tem uma sede, que funciona na Sociedade Vasco da Gama, com capacidade para até 1200 pessoas, e tem procurado não apenas realizar forrós, mas também apresentar um pouco da riqueza artística das mais diversas regiões do nosso país, procurando zelar sempre pela qualidade do que é apresentado.

Em seus 20 anos de estrada, promoveu mais de 700 apresentações, para aproximadamente 700 mil pessoas. O Calamengau é sede do Grupo de Estudos de Música, Danças e Ritmos brasileiros, o Boizinho Faceiro, além do Maracatu Estrela do Sul e do Grupo de Fandangos Meu Paraná. Criador e responsável pelo Espaço Cultural Calamengau: Maérlio Fernandes Barbosa, o Ceará.

 

Contato:

Assessoria de Imprensa Pré-Texto – Espaço Cultural Calamengau

Patrícia Stedile

(41) 3256-3825 – 9223-7566

patriciastedile@yahoo.com.br

Cláudio Ribeiro Jr.

(41) 9192-7727

Produção do Show

Regina Negreiros

(83) 9964-2274

reginanegreiros@yahoo.com.br

www.bastianas.xpg.com.br

 

 

 

Compartilhar: