Na próxima segunda-feira (06) índios da tribo Fulni-ô estarão na Escola Terra Firme, em Curitiba, para demonstrações de suas danças e artesanato a todos os alunos e alunas. Além disso, conversarão sobre sua forma de vida e suas tradições. O objetivo do evento é segundo a
Coordenadora de Educação Infantil Ana Carollina Brofman, promover um mergulho na cultura indígena. “Será um momento extremamente rico, no qual poderemos compartilhar um pouquinho da nossa história viva aqui na escola”, diz.
Preservando as tradições – A tribo Fulni-ô vive no município de Águas Belas, Pernambuco, e se caracteriza pelo estreito vínculo que preserva com suas raízes. É a única tribo do Nordeste brasileiro que preserva sua língua ancestral, chamada de Yathê, embora seus membros também falem o português.
Outra peculiaridade é a realização anual de um ritual chamado de Ouricuri, em setembro. Trata-se de uma atividade da qual somente os membros da tribo podem participar e que é completamente secreta. Ninguém, além dos índios, sabe o que acontece nesse ritual.
As atividades de subsistência dos Fulni-ô estão relacionadas à agricultura, pecuária, caça e pesca. Os índios também comercializam artesanato em feiras livres. Suas danças são costumeiramente inspiradas em movimentos de animais, mas há uma que é originária de contato com a etnia afro-brasileira. Utilizam instrumentos musicais, como a flauta e o
maracá e possuem bandas musicais que tocam, além dos citados, também instrumentos oriundos da cultura branca, como o violão e o clarinete.
Dinamismo no aprendizado – A Escola Terra Firme se caracteriza por uma proposta pedagógica na qual o conhecimento é abordado de forma dinâmica e interdisciplinar. O aprendizado se dá preferencialmente por meio de projetos, pesquisas, jogos e outras ações que partem de questões postas pela realidade para se transformar em atitudes reflexivas, com a valorização do processo de aprendizagem baseado no levantamento de hipóteses, a coleta de dados e a discussão dos diversos pontos de vista, buscando a síntese através de construções práticas e teóricas.
Estudar, na Terra Firme é descobrir, comprovar, discutir e questionar. Para a equipe pedagógica da Escola, o conhecimento é uma ferramenta à disposição dos alunos para que possam ter uma relação verdadeira com o mundo.
SERVIÇO
O QUÊ: visita da tribo Fulni-ô à Escola Terra Firme.
QUANDO: dia 06 de maio de 2013
ONDE: Rua Deputado Carneiro de Campos, 507, Hugo Lange, Curitiba/PR. Telefone: 41-3018 9690 begin_of_the_skype_highlighting
GRÁTIS 41-3018 9690 end_of_the_skype_highlighting
POR QUÊ: demonstração de danças e artesanato, além de
conversa sobre sua vida e tradições com os alunos da escola.
Programação:
16h: apresentação de danças;
16h45: conversa com alunos;
17h30: exposição e venda de artesanato indígena.
Karina Ernsen
41 9905 3060
Faça um comentário