Mel e Kandiero, compartilham histórias que a História não conta
O Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira Humaita, que desde 2006 realiza ações educativas para valorizar e dar visibilidade à história e cultura afro no Paraná, realiza nesta quinta-feira (10), às 18h, o lançamemto de dois novos livros, no hall da Biblioteca Pública do Paraná: Tempo é rei em Curitiba, de Mel e Kandiero, e Campo Negro, Cidade preta, do antropólogo Jurandir de Souza, ambos pela Editora Humaita. Os autores também estarão disponíveis para um bate-papo com o público.
No livro Tempo é rei em Curitiba, um mestre de capoeira e um ancestral compartilham cantigas e memórias afro-curitibanas, aos pés das árvores sagradas da Praça Tiradentes. Desde 2015, os autores, Mel e Kandiero, compartilham histórias que a História não conta, na aula de campo Linha Preta, ao longo de três horas de caminhada leve e divertida no centro histórico.
O próximo passeio Linha Preta está com inscrições abertas para sábado, dia 19/08, no linktr.ee/linhapreta. E a página do projeto está em https://linhapretacuritiba.wixsite.com/linha-preta
Em Campo negro, Cidade preta, Jurandir de Souza investiga como se dá a transição, para o sujeito negro, do mundo rural ao ambiente urbano. Jurandir de Souza foi membro do GT Clovis Moura, que fez o levantamento básico das comunidades quilombolas do Paraná, entre 2005 e 2010, e atualmente é vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Estas e outras obras da Editora Humaita, especializada em literatura negra e oralidades afro-paranaenses, estão acessíveis na página https://www.humaitaeditora.com.br/
BLIBIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ
Rua Cândido Lopes 133, Curitiba, PR, 80020-060 ·
(41) 3221-4900
Faça um comentário