Diplomacia A. Claret de Rezende
& Turismo claretrezende@gmail.com
Ano I – Nº 014 Fone (41) 9129-3272
Curitiba (PR), 17 de janeiro de 2008
Diplomáticas
Concurso do Itamarati
abre com novas regras
Com a disponibilização de 115 vagas para todo o País, já estão abertas as inscrições para o concurso do Instituto Rio Branco, destinado ao ingresso na carreira diplomática. E este ano com mais novidade: segundo o edital, foi reduzida a nota mínina – de 60% para 50% – na terceira etapa do concurso, e o teste para uma segunda língua estrangeira – espanhol. Francês, alemão, árabe, chinês, japonês ou russo – não mais valerá pontos na fase eliminatória. Até o ano passado, apenas espanhol e inglês figuravam como opções. Já o inglês, que desde 2005 deixou de ter caráter eliminatório, continua valendo pontos.
A retirada do caráter eliminatório da prova de inglês, em 2005, gerou polêmica entre estudantes, diplomatas e professores de Relações Internacionais. A alegação é de que o Itamarati pretendia tornar o concurso menos elitista, com o que muitos não concordam. Para estes, é absurdo formar diplomatas que não tenham profundo conhecimento do inglês, idioma de uso universal, não se admitindo, por isso mesmo, que um servidor do quadro diplomático tenha apenas conhecimentos superficiais dessa língua. A inovação agora anunciada com certeza também não deixará de provocar discussões pois segue na mesma linha, facilitando o ingresso na carreira diplomática de candidatos menos preparados.
A primeira visita do
cônsul Thomas J. White
Conhecer a Oficina de Música de Curitiba – evento patrocinado pela Prefeitura e que vai até o dia 29 deste mês – foi o principal objetivo da viagem que fez ä Capital paranaenses, neste início de semana, o cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, Thomas J. White. A visita foi a primeira dele ao Paraná desde que assumiu o Consulado, em 5 de agosto do ano passado. Acompanhado da esposa Theresa White e do assessor para Assuntos Culturais Cézar Borsa, o diplomata veio de automóvel, chegando domingo à tarde a Curitiba, onde cumpriu vários compromissos. White
Cônsul Thomas J. White com Rodrigo Rocha Loures, no Cietep (Foto Rogério Teodorovyc/FIEP)
encontrou-se com o governador Roberto Requião, conversando sobre questões de interesse do Estado, e manteve proveitosa reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo Rocha Loures, no CIETEP. O Cônsul Geral prestigiou segunda-feira à noite, no Canal da Música, o Concerto de Música de Câmara Americana e Brasileira, que teve a apresentação de dois músicos norte-americanos: o trombonista Scott Hartman e o professor de trompete Allan Dean – ambos da Universidade de
Yale, que ministram cursos com apoio do Governo americano. Aliás, o diplomata também visitou o prefeito Beto Richa, de quem ouviu uma explanação sobre o projeto do Tecnoparque (pólo de tecnologia projetado pela Prefeitura de Curitiba) e recebeu agradecimentos do presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, pelo apoio do Consulado às três últimas Oficinas de Música.
Interesse pela FIEP
Ao solicitar o encontro com Rodrigo Rocha Loures, o cônsul White –
conforme confirmou depois, pessoalmente – manifestou interesse em conhecer melhor as atividades e serviços prestados pelo Sistema FIEP aos empresários e estudantes paranaenses, assim como pelas atividades relacionadas ao comércio exterior. A intenção, afirmou, é estabelecer acordos de cooperação nessas áreas. Da reunião, no CIETEP, participaram ainda Ardisson Akel, presidente da Faciap e coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Fiep; Henrique Santos, diretor da Unindus e do IEL; Vinícius Gasparetto, coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN); Carlos Sérgio Asinelli, assessor da presidência do Conselho Regional do Senai para Cooperação e Relações Internacionais; e Carlos Arthur Passos, presidente do IBQP.
Visita proveitosa
White com Requião (Foto Júlio Covello/SECS)
White lembrou que os EUA têm muitas ligações com o Paraná, seja na área comercial seja no campo da educação. Nesse particular, basta lembrar a atuação do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, um dos mais antigos e importantes centros de difusão da língua inglesa e da cultura norte-americano em nosso Estado.
A visita do cônsul Thomas J. White foi muito proveitosa e deverá resultar na ampliação do relacionamento com vários setores do Estado, especialmente nas áreas da educação e da cultural, assim como no segmento empresarial.
…………………………
Abertas as comemorações do
Centenário da imigração japonesa
Em ato realizado às 10 horas desta quinta-feira, 17, no Auditório do Palácio Itamarati, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Abriu oficialmente o Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, em comemoração ao centenário da imigração japonesa em nosso País. A solenidade contou a presença de várias autoridades, entre as quais o embaixador do Japão, Ken Shimanouchi.
Abertura das comemorações (Foto
Gilberto Magalhães AIG-MRE)
Durante todo este ano de 2008 serão promovidos inúmeros eventos nos dois países. A programação ainda incluirá missões empresariais, simpósios sobre economia e comércio, exposições de artes plásticas, festivais de cinema, apresentações teatrais, concertos e eventos esportivos. O objetivo da celebração, além de homenagear os pioneiros, é estreitar os laços humanos e , aumentar o conhecimento mútuo entre as duas sociedades e ressaltar a valiosa contribuição dos imigrantes japoneses e de seus descendentes para a formação da sociedade brasileira contemporânea. Também merecerá destaque o papel da comunidade brasileira no Japão, que já ultrapassa 300 mil pessoas, em sua maioria de origem nipônica.
Comemorações em SP
Na Capital paulista, a Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, abriu oficialmente segunda-feira, 14, as comemorações do centenário. Foi apresentado na ocasião o calendário das festividades no Estado, que é onde se concentra a maioria dos japoneses e descendentes. A festa teve por palco o Palácio das Convenções do Anhembi,
As atrações, que se estenderão por todo o ano, já contam com mais de uma centena de projetos aprovados, que vão desde manifestações culturais e esportivas, até shows, publicações e inaugurações. Em junho, as festividades terão seu ponto alto, com a vinda do Príncipe Herdeiro Naruhito, representando a família imperial. O Príncipe também virá ao Paraná, visitando Londrina e Rolândia, no Norte do Estado.
Síntese
Ø O Consulado da Ucrânia em Curitiba encaminha o artigo “Ucranianos pedem o reconhecimento da ‘Grande Fome’ (Golodomor)”, de Maria Detz, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal. A autora recorda a luta da Ucrânia para que os países reconheçam o triste episódio como um ato de genocídio praticado pelo regime estalinista contra os camponeses ucranianos e que levou à morte milhares deles.
Ø Dia 22 os Correios do Brasil emitem selos para comemorar os 200 anos da chegada da Corte Portuguesa a nosso País. A primeira emissão, intitulada “200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil” acontecerá simultaneamente em Salvador, Rio de Janeiro e Lisboa.
Ø A série será composta de 15 selos, retratando não só a chegada da Família Real, mas a trajetória de importantes instituições brasileiras, como o Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal Militar, Banco do Brasil, Polícia Civil e Imprensa Nacional, entidades criadas por Dom João VI.
Ø Antes de sua visita a Cuba, dias 14 e 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou pela Guatemala, participando da solenidade de posse do presidente Álvaro Colom.
Ø Londrina ganha projeção como pólo de tecnologia de informação. Para atuar no pólo, foi criada por empresários londrinenses a LINT-Londrina Information Tecnologies, inicialmente com 800 postos de trabalho e perpectiva de 5 mil nos próximos anos. A LINT opera na qualificação de mão de obra para grandes empresas de tecnologia de informação, do Brasil e de outros países. Contribui para o desenvolvimento dessa nova e importante atividade a redução de 3% para 2% do Imposto Sobre Serviços, das empresas das áreas de softwares e tecnologia da informação.
Ø Na Ucrânia, um protesto diferente, esta semana, agitou a cidade de Lviv: manifestantes construíram um muro simbólico durante ato contra o enrijecimento de regras para tirar visto polonês. Lviv, a 70 km da fronteira com a Polônia, além de bela cidade, é importante centro industrial e educacional. Já esteve sob o domínio polonês em 1340 e 1917, da Áustria em 1772, voltando a pertencer à Ucrânia em 1939.
Turísticas
Turísticas
Aberta temporada
de esqui no Canadá
Esquiando em Banff Lake Louise Sunshine
Com vôos para as melhores e maiores estações de esqui do Canadá, a Air Canadá é a transportadora oficial da temporada de esqui 2008, na América do Norte. Para quem aprecia a neve e seus encantos é hora de usufruir dos benefícios e ofertas da empresa, para esquiar, praticar snowboarding e fazer trilhas de cross-country sky. No Canadá, segundo a companhia, é onde se vai encontrar neve fresca abundante, terrenos variados e pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders. E, lógico, tudo isso aliado à excelente infra-estrutrura, que inclui hotéis, luxuosos spas, sofisticados restaurantes e bares, além de variadas opções de compras e incríveis atrações naturais, como o Parque Nacional de Banff.
Atividades várias
A bela Québec em pleno inverno
É bom salientar que as melhores estações de esqui da Costa Oeste (Whistler Blackcomb, Banff Lake Louise Sunshine, Big White e Silver Star) e da Costa Leste (Mont Tremblant) ficam bem próximas das principais cidades canadenses. E nelas os turistas encontram sempre ampla variedade de atividades para o inverno. No programa de atrações estão passeios de trenó puxados por cachorros, escaladas de paredes de gelo, cross-country esqui, snowmobiling e après-ski. Também não faltam opções de lazer para animar as noites.
Mais informações sobre as atrações do inverno no Canadá estão no website Ski Canadá, onde há dicas sobre o que há de melhor nas estações de esqui. Pode-se também consultar uma agência de viagens, que certamente saberá informar e ajudar na escolha de um bom roteiro.
Carnaval
BWT Operadora oferece opções a partir de US$ 1.179, por pessoa
Sem a menor dúvida, uma boa opção para o Carnaval, que neste ano chega mais cedo, é passar alguns dias passeando pelo litoral brasileiro a bordo de um navio. E não custa lembrar que, nessas autênticas cidades flutuantes, diversão é palavra de ordem para os passageiros. Costa Clássica e Costa Mágica são dois desses transatlânticos que percorrerão o litoral do País durante os festejos de Momo, oferecendo, de quebra, Carnaval em Salvador (BA) e Recife (PE).
O mais interessante, porém, é que os preços para curtir o Carnaval em alto-mar são acessíveis. A BWT Operadora tem pacotes que custam a partir de US$ 1.179, para sete noites, que podem ser parcelados em até cinco vezes, sem entrada.
Os navios
Costa Mágica
Costa Clássica
Retratando em sua estrutura o estilo italiano, a partir de pontos turísticos e cenários paradisíacos, o Costa Mágica é um perfeito cartão-postal do país europeu. Em seus salões, a lembrança da Costa Esmeralda, Ostia Ântica, do litoral de Positano, Portofino, além do trecho de
brasileiro sete noites pelo litoral brasileiro durante o Carnaval. O navio parte de Santos (SP), dia 2 de fevereiro, passa pelo Rio e chega a Salvador, no auge da festa, retornando por Ilhéus (BA) e Santos (SP), parando na Cidade Maravilhosa. Já o Costa Clássica oferece uma programação para quem não consegue curtir menos de 9 noites de Carnaval. Com partida prevista para o dia 31 de janeiro, o roteiro prevê passagens por Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Búzios, com parada em Recife (PE), dia 4 de fevereiro, para que os passageiros possam festejar em terra por dois dias. O pacote por pessoa sai a partir de US$ 1.449. Contactos com a BWT Operadora pelo telefone (41) 3323-4007 ou no site www.bwtoperadora.com.br .
Zás Traz
¨
Jarussi em frente ao Beach Class
Gustavo Jarussi, que foi gerente por dois anos do Four Points by Sheraton em Curitiba, administrado pela Atlântica Hotels, passando também pelo Grand Hotel Rayon, da Capital paranaense, e pelo Complexo Tropical Manaus, está de volta à Atlântica, agora como gerente geral do Beach Class Resort Muro Alto, que fica em Porto de Galinhas, no litoral pernambucano. Formado em Gastronomia e pós graduado em marketing, Jarussi diz que sua prioridade será trabalhar o potencial de lazer do resort, com atenção total às famílias. Executivo dos mais gabaritados da hotelaria nacional, Gustavo Jarussi também já atuou no Maksoud Plaza e na rede Blue Tree. Além do português,é fluente em inglês, espanhol, italiano e alemã. O Beach Class, que possui a maior piscina do Brasil (3.300m2), foi apontado pelo Guia Quatro Rodas como o melhor resort de Porto de Galinhas.
¨ Lançada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, através da Turisrio, a campanha Rio Verão legal 2008. Destina-se a proporcionar informação, conforto e segurança aos turistas que visitam a Cidade Maravilhosa nesta alta temporada. Conta com a participação de 100 estudantes universitários, bilíngües, chamados de “carioquinhas”. Eles já atuam junto aos principais pontos de atração de visitantes, das 8 às 24 horas, até o dia 5 de fevereiro, ou seja, até o término do Carnaval.
¨ Segundo as estimativas, o Rio de Janeiro deve receber neste verão 2,5 milhões de turistas do Brasil e do Exterior, gerando renda de 1 bilhão e 800 milhões de reais.
¨ Inovando, a Pluna Linhas aéreas Uruguaias firmou acordo com a empresa de transporte rodoviário COT, para oferecer um serviço inédito na conexão entre o aeroporto de Carrasco, de Montevidéu, e o balneário de Punta Del Este. Já ao embarcar, no aeroporto de origem o passageiro recebe um cartão de embarque que será depois trocado por um bilhete de ida e volta. Bastante confortáveis, os ônibus fazem belo itinerário pelo litoral uruguaio, em 1h30, com paradas finais em Maldonado e Punta Del Este. Maiores informações nas agências de viagens, pelo telefone (11) 3231-2822 ou no site www.flypluna.com .
¨ A British Airways lança em junho deste ano a subsidiária Open Skies, que vai voar entre a Europa e os Estados Unidos. Utilizando um Boeing 757, voará de Nova York para Bruxelas e Paris. No final do ano, outro aparelho entrará em operação.
¨ Uma greve de funcionários da Aerolineas Argentinas, em Buenos Aires, gerou o cáos no aeroporto de Florianópolis no último final de semana. É que centenas de argentinos, após veranear nas praias catarinenses, aguardaram em vão os aviões da companhia portenha, que tiveram os vôos cancelados ou só chegaram com muito atraso.
¨ Para prevenir, a Rede Bourbon de Hotéis & Resorts promoveu a vacinação de seus funcionários contra a febre amarela. Foram vacinados cerca de 200 funcionários, entre os do Bourbon Convention Hotel, Bourbon Batel Express e do escritório corporativo da rede, em Curitiba.
¨ A Webjet iniciou vôos regulares de Recife para Brasília e Rio de Janeiro, com escalas em Maceió, Salvador e Belo Horizonte. A companhia utiliza aviões Boeing 737-300, para 148 passageiros.
¨ De 25 a 27 de fevereiro, no WTC Hotel, em São Paulo, acontece o 3º Encontro Latino-americano de Viagens Corporativas e Tecnológicas-LACIME. As inscrições estão abertas.
¨ Nasce este mês a Flex, nome fantasia da Nordeste Linhas Aéreas, marca que ficou com a antiga controladora da Varig, a Fundação Ruben Berta. A organização da companhia está a cargo do comandante Miguel Dau. Inicialmente, a Flex vai operar a rota Rio de Janeiro-Salvador-Recife.
¨ Em Buenos Aires, realiza-se de 21 a 25 deste mês, em primeira edição, e de 18 a 22 de fevereiro, em segunda edição, o Seminário Internacional e Técnico. sobre “A Gestão Turística e a Gestão Cultural”, destinado principalmente a agentes de viagens, chefes de produção, operadores receptivos, funcionários de setores públicos e agentes de gestão cultural, entre outros. Informações e inscrições pelo e-mail info@ccpalonline.org ou no site www.ccpalonline.org .
¨ Excelente o último número de Aviação em Revista, que tem como editor e responsável o jornalista e amigo Hélcio Estrella, de São Paulo. Reconhecida como uma das mais importantes e completas publicações voltadas para o setor aeroespacial, é rica em informações. Nesse número traz interessante matéria sobre a aviação civil brasileira, onde a jornalista Silvia Estrella mostra que temos a quarta maior frota mundial de aeronaves. Hélcio já está preparando a edição de fevereiro, que será comemorativa
dos 70 anos de sua fundação.
¨
Maxim Gorkiy em Paranaguá ( Foto Everson Bresman/SECS)
O transatlântico das Bahamas Maxim Gorkiy, como fora divulgado, atracou no último sábado – dia12 – em Paranaguá.