Promover a cultura brasileira no exterior e facilitar o intercâmbio de bens culturais, como livros, discos e filmes, entre os países são os objetivos principais do Comissariado da Cultura Brasileira no mundo. Segundo o secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Juca Ferreira,o órgão funcionará como uma secretaria para a promoção da “diplomacia cultural”.
Nesse sentido, deverá incentivar a execução de políticas para facilitar o pagamento de impostos, a criação de mercados comuns de bens culturais, o desenvolvimento de parcerias com organizaçõesinternacionais, além da promoção de eventos internacionais.
– Estamos com um programa de exportação da música brasileira, de produtos audiovisuais televisivos e cinematográficos. Em algumas relações, queremos estabelecer a possibilidade de esse tipo de exportação ter uma contrapartida: produtos de outros países nas feiras e cinemas do Brasil.
Na avaliação dele, os brasileiros conhecem pouco sobre a cultura de outros países, e o Estado pode assumir o papel de promover essa troca de conhecimento.
Integrantes do Mercosul, da Comunidade de Língua Portuguesa, de países da América Latina, Caribe, África, Rússia, China e Índia serão parceiros preferenciais da iniciativa.
Além do MinC, o Ministério das Relações Exteriores faz parte do comissariado, que foi instituído no dia 27 de setembro.