CURITIBA – Uma das primeiras casas italianas de Santa Felicidade está em exposição

Fotos e pinturas de uma das primeiras casas italianas construídas no bairro de Santa Felicidade são tema da mostra Casa Culpi. A exposição será aberta nesta quarta-feira (7/11), na sala da Fundação Cultural na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, e fica em cartaz até 3 de dezembro, com entrada gratuita.

 

A exposição reúne fotografias antigas e pinturas em tela da Casa Culpi. O imóvel, construído em 1897, é uma das primeiras edificações da região e pertenceu à família Culpi, uma das pioneiras entre os imigrantes italianos que colonizaram o bairro de Santa Felicidade. A mostra também traz dois trabalhos do artista Sérgio Serena que retratam o imóvel: um desenho em bico de pena sobre papel e uma maquete feita em madeira.

 

Moradia e armazém, a casa também foi ponto de encontro de motoristas, pois integrava a rota que levava ao Norte do Paraná. Comprada e restaurada pelo Município, em 1990 a edificação passou a funcionar como um memorial da imigração italiana, administrado em parceria com a comunidade organizada. Atualmente o imóvel, localizado na Avenida Manoel Ribas, 8450, é sede do CRAS Butiatuvinha, equipamento gerenciado pela Fundação de Ação Social de Curitiba.

 

 

 

Serviço:

Exposição de imagens da Casa Culpi

Local: Sala de exposições da FCC na Rua da Cidadania de Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade

Data: 07/11 a 03/12/2018

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta e das 8h às 13h, aos sábados

Classificação livre

Entrada franca

Maiores informações: arteeculturasantafelicidade@fcc.curitiba.pr.gov.br ou 3374-5019

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezesseis + três =