Cultura e Pensamento 2006 abre inscrições

 

 

 

 

 

 

O objetivo do Programa é apoiar as esferas públicas de debate e circulação de idéias em torno de uma agenda contemporânea, colaborando para o desencadeamento de processos novos que fortaleçam e ampliem os espaços de reflexão da sociedade brasileira, espaços de formulação de projetos sustentáveis para o desenvolvimento humano, econômico, social e cultural. Um desenvolvimento que tenha na cultura e na educação o seu eixo focal e estratégico.

 

Na edição 2006, Cultura e Pensamento irá fomentar a realização de projetos de debates em torno de quatro linhas temáticas, selecionadas por terem marcado a produção universitária brasileira, seu meio editorial, pautas críticas da imprensa, manifestações de grupos culturais e de organizações sociais:

 

– Biopolítica e tecnologias: padrões contemporâneos de dominação, propriedade, poder e controle

– Populações e territórios: o global, o nacional e o local no agenciamento de identidades e na diversificação da cultura

– Estado-nação, esse obscuro objeto do desejo: desventuras e possibilidades para os Estados nacionais na virada do século

– Lógicas e alternativas para as dinâmicas culturais no centro da economia e da sociedade

 

A seleção pública contemplará um projeto em cada linha temática, que será financiado com até R$170 mil. Os projetos submetidos deverão contar com um curador, responsável pelo conteúdo e pela seleção dos debatedores, e com uma entidade de natureza cultural, educacional ou de pesquisa, responsável pela organização técnica e operacional.

 

Os debates selecionados deverão ser realizados entre outubro e dezembro deste ano e devem proporcionar um alcance nacional, contemplando, inclusive, regiões menos desenvolvidas do país no roteiro dos eventos presenciais. Para tanto, os projetos de debate presenciais deverão ser realizados em, no mínimo, duas cidades de diferentes regiões do País, sendo que em uma delas os debates presenciais serão transmitidos ao vivo, via Internet, para outras instituições, que queiram exibi-los nas suas comunidades.

 

Inscrições e informações

www.cultura.gov.br/culturaepensamento

As inscrições de projetos de debates presenciais poderão ser feitas até 14 de julho, e a divulgação dos resultados está prevista para o mês de agosto.

Compartilhar: