Série de filmes propõe uma investigação acerca do olhar do cinema para mulheres negras,
O Palácio das Artes – espaço da Fundação Clóvis Salgado, equipamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais – exibe a mostra “Mulheres Negras e o Cinema – conhecer o presente e inventar o futuro”. A série de filmes propõe uma investigação acerca do olhar do cinema para mulheres negras, suas construções estéticas e as invenções dessas mulheres sobre si.
Com a curadoria de Kariny Martins e Layla Braz, serão exibidos curtas e longas-metragens dirigidos por mulheres negras, que constroem por meio do cinema fabulações como elemento condutor da vida. Todas as sessões serão comentadas por convidadas e convidados. Programação Gratuita.
A sessão de abertura “Modos de Vida – Tributo à Safi Faye” conta com três filmes, sendo um deles o da própria cineasta, “Selbé Et Tant D’autres (2017 Version)”, falado em sua língua original, o Wolof. Importante cineasta senegalesa e parte de uma primeira geração de cineastas do continente Africano, Safi Faye faleceu em fevereiro deste ano. A pesquisadora Evelyn Sacramento a descreve como uma mulher ‘que se utilizava do cinema enquanto ferramenta de pesquisa para (re) conhecer, (re) aproximar do território que lhe pertence foi negado pela colonização’.
Nesta terça-feira (18), são exibidos “Praise House” e “Filhas do Pó”, ambos filmes da cineasta americana Julie Dash. A sessão, que começa às 19h, é comentada por Rozangela Piedade Leite. Na quarta-feira (19), a homenageada é a documentarista, pesquisadora e professora Lilian Solá Santiago. O filme exibido será “Família Alcântara”, trabalho que dialoga com memória, identidade e gênero. A sessão será comentada por Tatiana Carvalho Costa. Pouco antes, às 19h
No dia 20 de abril, o Cine Humberto Mauro exibe, às 19h, “Losing Ground”, de Kathleen Collins, sessão comentada por Júlia Elisa. Às 21h será a vez de Fábio Rodrigues Filho comentar a exibição de “Cette Maison”, obra da cineasta canadense Miryam Charles.
Nos dias 21 e 22, a mostra “Mulheres Negras e o Cinema” oferece a oficina de roteiro “Imagens do Presente e Construções Futuras”, ministrada pela roteirista Francine Barbosa. Através da análise de exemplos e discussão coletiva, a oficina abordará possibilidades de reflexão para construção de personagens, cenas, diálogos e sinopses. O laboratório é voltado para estudantes e profissionais em estágio inicial ou intermediário em suas carreiras, e que buscam desenvolver seus primeiros projetos de curta ou longas-metragens. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
A programação da mostra “Mulheres Negras e o Cinema – conhecer o presente e inventar o futuro” acontece no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. Os ingressos podem ser retirados 1 hora antes de cada sessão. O projeto Mostra Mulheres Negras e o Cinema foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Nº 1232/2020
Clique aqui para acessar a programação completa.
Serviço
Mulheres Negras e o Cinema – conhecer o presente e inventar o futuro
Data: de 17 a 22 de abril
Local: Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte
Informações: 3236-7400
Entrada gratuita
Faça um comentário