Oralidades Afro-paranaenses: presença negra na história do Paraná
Chegou a 2ª edição do livro Oralidades Afro-paranaenses: presença negra na história do Paraná (96 p.), de Mel e Kandiero, lançado originalmente, pela Editora Humaita, em 2016.
A Editora Humaita se propõe a valorizar e dar visibilidade à poesia e à oralidade, formas tradicionais de transmissão de conhecimentos inspirada em griôs, akpalôs e mestres e mestras das culturas afro-brasileiras.
A tradição oral é importante para os africanos e afrodescendentes, pois os textos são engravidados pelas vozes dos mais velhos e dos ancestrais, pelas danças e pelas cantorias, pela natureza que nos ensina até mesmo quando está em silêncio.
Este livro inspirou a criação do Caderno Pedagógico Oralidades Afro-paranaense (2019), construído em parceria com pesquisadores PDE e organizado em conjunto com a professora Edna Coqueiro, na Coordenação da Educação das Relações Étnico-Raciais e Escolar Quilombola da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Subsidiou também o vídeo institucional “Afrocuritibanos“, da Prefeitura Municipal de Curitiba. E, nos rendeu o prêmio Professor João Crisóstomo Arns (2019), da Câmara de Curitiba, que homenageia ações de destaque na literatura e na educação.
Oralidades Afro-paranaenses: presença negra na história do Paraná
O livro narra, em linguagem poética, diversos fragmentos da presença negra na história do Paraná.
As comunidades e personalidades afro-paranaenses marcantes de Curitiba, Paranaguá, Castro, Quatro Barras, Palmas, Turvo e Lapa são apresentados ao leitor do ponto de vista afrocentrado, a partir de seus valores e modos de viver.
Estão reunidas histórias colhidas nas entrelinhas da historiografia oficial e nas oralidades de nossos mestres e mestras. Ao final, uma homenagem especial à mãe África.
Desde 2006, Mel e Kandiero atuam no Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira, realizando ações de valorização e visibilidade da cultura e do povo afro-paranaense.
SERVIÇO:
📍Lançamento do livro Oralidades afro-paranaenses: presença negra na história do Paraná, de Mel e Kandiero, 2ª edição. Editora Humaita.
Data: quinta-feira, dia 13/07
Horário: às 19h
Local: Noite dos Escritores, na Biblioteca de Pinhais.
Valor: 43 reais
Adquira na loja on-line:
https://www.humaitaeditora.com.br/oralidades-afroparanaenses
Acompanhe as novidades em nossos perfis do Instagram:
@kandieroctba
@melissa_reinehr
@centro_cultural_humaita
@linhapreta.curitiba
Faça um comentário