Os recentes e constantes alertas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que o verão de 2018/2019 deve ser de muitos temporais. E já que o raio é a consequência da descarga elétrica gerada pelo choque entre as nuvens, a estação deve ser de muitas ocorrências deste fenômeno também.
O Brasil é o campeão mundial das chamadas descargas atmosféricas, com a média de 77,8 milhões/ano e 2.044 acidentes fatais registrados no período de 2000 a 2017. E é justamente no verão que ocorre a maior incidência de raios no país e a maioria das mortes por ocasião deles: cerca de 43%. Os raios têm um grande potencial destrutivo, sendo que sua descarga elétrica pode superar a 100.000 Ampères (A) e a vários milhões de Volts (V).
Ainda segundo o Inpe, o estado com maior número de vítimas fatais é São Paulo, que registrou 313 ocorrências no período em questão. Em seguida estão: Minas Gerais (167), Pará (150) e Rio Grande do Sul (139).
Por isso, o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, preparou algumas dicas práticas de como evitar danos físicos com os raios, além dos materiais, como a queima de eletrodomésticos por ocasião de sobretensão na rede de energia elétrica.
Físicos:
Durante chuvas e tempestades, evite ficar em campos abertos, no mar ou em piscinas. A quantidade de raios em lugares como estes é grande. 8% das mortes acontecem jogando futebol e 5% na praia. Procure abrigo em casas, automóveis ou edificações que tenham para-raios;
Não fique embaixo do guarda-sol ou de árvores, principalmente se elas estiverem isoladas ou em campo aberto. Estes pontos atraem raios. 9% das mortes registradas são de pessoas que procuraram abrigo embaixo de árvores e 5% sob coberturas como deques e varandas;
Estando em uma casa, não fique próximo de janelas metálicas, geladeiras, televisores e próximo a tomadas elétricas. 17% dos casos fatais aconteceram dentro de casa;
Não fale ao telefone que possui linha a fio, pois o raio pode ser conduzido através dele até você.
Materiais:
- Tire os equipamentos da tomada durante uma chuva forte. Os raios podem vir pela rede elétrica e causar estragos;
- Dentro de casa, recomenda-se o uso do DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos nos quadros elétricos, que protege as instalações da sobretensão causada por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, vindas pela rede de energia elétrica. Ele protege contra acidentes com raios e também evita a queima de eletrodomésticos e eletrônicos;
- Use para-raios: eles são excelentes alternativas para edificações, conduzindo a sobretensão para a terra e evitando a queima de equipamentos, assim como acidentes.
Na foto: Engenheiro Fábio Amaral mostra DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) dentro de um quadro elétrico. Este dispositivo protege as residências dos raios, interrompendo a energia no caso de uma sobretensão causada por uma descarga atmosférica.
Faça um comentário