Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, promoverá novas atividades que começam neste sábado, dia 22 de abril. O Cineclube ABD&C exibirá dois filmes produzidos pela Urca Filmes. A programação tem início às 16h com o curta-metragem de ficção Achados e Perdidos (de 2003), dirigido por Eduardo Albergaria e com produção executiva de Walter Lima Junior.
O filme conta a real porém improvável história de uma carta de amor através do tempo. O curta foi premiado por unanimidade pelo Ministério da Cultura, em 2001, e vencedor em diversos outros prêmios de roteiro.
Em seguida, será exibido o documentário de longa-metragem Em Busca dos Dinossauros (de 2003), dirigido por João Carlos Nogueira, Leonardo Edde e Maurizio D’Atri. O filme relata a expedição de uma equipe de 16 pessoas que partiram do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, rumo ao Nordeste brasileiro em busca de fósseis de dinossauros.
Palestras
Na terça-feira, dia 25 de abril, às 18h, mais um encontro mensal de pesquisadores de diversas áreas e instituições em torno do tema Cidade. Desta vez, o pesquisador Valter Luiz de Macedo (IPPUR/UFRJ) ministrará a palestra A cidade do Rio de Janeiro: novos discursos, antigos impasses, na Sala de Cursos. A entrada é franca.
Segundo Valter, a atual política urbana carioca, baseada nos preceitos do planejamento estratégico, pode ser questionada a partir de diversos enfoques. O palestrante indica a manutenção da cidade territorialmente desigual como resultado de suas ações e busca, no passado, os elementos que permitem duvidar das novidades anunciadas.
Na quarta-feira, dia 26 de abril, às 14h30, acontece a palestra Projeto Desenvolvimento dos Caminhos Singulares do Estado do Rio de Janeiro: Os Caminhos do Ouro, ministrada pela arquiteta e historiadora Flávia Brito, diretora de Pesquisa e Documentação do Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural – Inepac.
A apresentação, com entrada franca, focará na experiência de inventário dos Caminhos do Ouro, mostrando as complexidades e singularidades do processo de identificação do patrimônio cultural fluminense.
O Projeto Inventário de Bens Culturais Imóveis – Caminhos Singulares do Estado do Rio de Janeiro foi resultado de uma parceria entre o Sebrae-RJ, a Unesco e a Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Dentre os objetivos, resgatar um pouco da história social, econômica e cultural, que contribuiu para formação do Rio de Janeiro.
A FCRB fica na Rua São Clemente, 134/Botafogo (RJ), (21) 3289-4645. Entrada Franca. Informações à imprensa: (21) 3289-4648 / comunica@rb.com.br.