Tipicamente curitibano: aprenda a fazer a tradicional carne de onça
Amigos, preparem o estômago e a risada, porque hoje vamos falar de um prato que tem nome de bicho feroz, mas não assusta ninguém! A famosa Carne de Onça. Nasceu aqui, em Curitiba, lá pelos anos 1940, e de uma simples zoação de bar virou Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Sim, você ouviu direito! Aquele prato de carne crua, que parece que nem onça comeria, é hoje um orgulho curitibano… e um verdadeiro banquete!
A história começa assim: o time de futebol Britânia estava ganhando todas, e pra comemorar, onde eles iam? Pro bar, claro! Mais precisamente, pro Buraco do Tatu, que era do diretor do clube, o famoso Cristiano Schmidt – ou “Tatu”, pra quem era íntimo. Ele preparava o tal prato de carne crua com cebola e cebolinha para os jogadores. Até que um belo dia, o goleiro Duia, que devia estar mais pra lá do que pra cá, mandou a pérola: “Ô, Schmidt, você só serve essa carne aí que nem onça come!”. E pronto! Nascia o nome de um clássico da cozinha curitibana. Quem diria que uma tirada dessas ia pegar, hein?
Agora, em 2024, chegamos à 8ª edição do Festival de Carne de Onça, que começou esta semana e vai até o dia 7 de outubro. Ou seja, tem muito tempo pra você se aventurar por mais de 40 estabelecimentos e experimentar versões desse prato por módicos R$ 25. Sabe o que isso significa? Que você pode comer que nem uma onça sem pesar no bolso!
Então, bora prestigiar nossa cultura gastronômica e dar risada com a história por trás desse prato icônico. Carne de Onça: pode ser que nem onça queira, mas a gente, ah… a gente adora! O festival é organizado pela galera da Curitiba Honesta, que sabe muito bem como valorizar o que é nosso.
Fica a dica, hein? Chame os amigos, a família ou até o time de futebol, e divirta-se com a comida e com essa deliciosa tradição!
Aprenda a fazer a tradicional carne de onça
Ingredientes
- 300 g de carne moída de primeira
- 1 taça de sobremesa de cebolinha verde picada
- 1 colher de sopa de cebola branca picada
- 1 colher de chá de alho triturado
- 1 colher de chá de páprica doce
- 100 ml de azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino ou calabresa a gosto
- 6 fatias de pão preto (broa)
- Manteiga
- Mostarda escura
Modo de Preparo
- 1Limpe bem e macete a carne;
- 2Disponha a carne moída no centro de um prato grande;
- 3Aperte com duas colheres até ocupar a camada fina do prato;
- 4Espalhe parte do azeite de oliva por cima;
- 5Adicione o sal, pimenta do reino ou calabresa, cebola, alho e ⅓ da cebolinha verde por cima;
- 6Misture bem usando as colheres até ganhar consistência;
- 7Adicione o restante do azeite gradativamente até dar liga;
- 8Cubra com cebolinha verde. Sirva nas fatias de broa com manteiga e mostarda a gosto.
Cláudio Ribeiro
Jornalista e Compositor
Faça um comentário